Livros, literatura e a importância da Feira do Livro em debate na Capital

A série Cultura e Artes do Dito Efeito, iniciativa do Pacto Alegre, reúne os patronos da Feira do Livro de Porto Alegre, Airton Ortiz (2014), Cíntia Moscovich (2016) e Dilan Camargo (2015), juntos da curadora da série, Jane Tutikian, vice-reitora da UFRGS e patrona da Feira do Livro de 2011 para um diálogo sobre livros, literatura e importância da Feira do Livro pelo olhar dos patronos. O encontro acontece no próximo dia 3 de outubro, acontece na uMov.me Arena, às 15h30min.

O episódio faz parte da série Cultura e Artes, que tem como propósito valorizar a arte e a cultura do Rio Grande do Sul. A curadoria dessa série fica por conta de Jane Tutikian, escritora, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Atual vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-doutora em Literatura. Já foi diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Foi escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011.

Para compor o painel do evento, a curadoria traz como convidado Airton Ortiz, gaúcho de Rio Pardo (RS), foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2014. Graduado em jornalismo pela PUCRS e pós-graduado pela UFRGS. Jornalista, fotógrafo e escritor profissional, é considerado criador do gênero “jornalismo de aventura”, onde o autor também é o protagonista da história. Cíntia Moscovich, Natural de Porto Alegre, foi patrona da Feira do Livro em 2016. É escritora e jornalista, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias. Ex-diretora do Instituto Estadual do Livro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, a autora trabalhou como editora de livros do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, além de colaborar para jornais e revistas de todo o país. Para completar o time de convidados, Dilan Camargo, Natural de Itaqui (RS), foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2015. Passou a infância e juventude em Uruguaiana (RS), na fronteira com a Argentina. Quando jovem, com um grupo de amigos, criou e apresentou um programa de músicas e comentários na Rádio São Miguel, além de editar um jornal impresso, dirigidos ao público jovem, com artigos e notícias. A partir de então, decidiu se tornar escritor. Concluiu Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como professor, inclusive no ensino superior, e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul como Assessor Superior. É fundador, primeiro presidente, ex-secretário-geral e sócio da Associação Gaúcha de Escritores. Foi Membro do Conselho Estadual de Cultura, eleito pela comunidade cultural em dois mandatos, tendo exercido os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral. É membro da Associação Nacional de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil.

Serviço:

Série: Cultura e Artes Episódio: Diálogos entre Patronos da Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: 3 de outubro, das 15h30 às 18h
Onde: uMov.me Arena – Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis – Porto Alegre, RS
Inscrições e mais informações sobre o encontro: http://bit.ly/2ngZkM7
Evento gratuito com arrecadação de livros.
Vagas limitadas.
Informações: ditoefeito@umov.me

Conheça a iniciativa do Dito Efeito, do Pacto Alegre.

Embaixadores e Temas

A iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito: Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso | Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes – sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros. Curadores

Curadores 

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos primeiros eventos. Idealizador – uMov.me

Idealizador – uMov.me

A uMov.me é plataforma líder nacional em criação de apps B2B no code, que inaugurou em setembro de 2018 a uMov.me Arena, que é um espaço fomenta a inovação transformadora em Porto Alegre. A iniciativa surgiu como forma de colaborar com a valorização do conhecimento e troca de experiências entre aqueles que acreditam na transformação digital e humana. O ambiente recebe práticas que apoiam o ecossistema empreendedor como palestras, workshops, debates e reuniões promovidas por coletivos, empresas, entidades de classe, universidades, aceleradoras e centros de formação.

Em 4 meses de funcionamento, a Arena recebeu 50 iniciativas promovidas por parceiros empresas, entidades setoriais e universidades. Ao todo, mais de 2000 pessoas trocaram conhecimento em eventos na uMov.me Arena em 2018. Você pode conferir o vídeo produzido pela uMov.me para resumir o ano. As fotos das iniciativas podem ser conferidas no flickr da empresa.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no espaço, confira a agenda no site.

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado e liderado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil, InfraTI e Startse, em parceria com PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnopuc, Tecnovates, Feevale Techpark, Mosaico – Hub de Inovação da Uniritter, FSG, IEL, Unijuí e FURG, que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como: AbradiRS, ABRH-RS, ADVB, AGS – Associação Gaúcha de Startups, AHK – Câmara Alemã de Comércio, AJE-POA, Amcham Porto Alegre, AssesproRS, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO RS, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Seprorgs, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, SingularityU, SOFTSUL, SUCESU, Ventiur, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Jornal do Comércio, Fritsch Consulting, Intelichat, Otimifica, OndaWeb, Postmetria, Wildtech.

Fonte:

Nathália Sadoski – uMov.me

× Fale conosco