MGPDI implementa gestão de inovação em grupos de empresas no Pará

Um trabalho conjunto da SOFTSUL com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT) de Belém do Pará resultou na formação de grupos de empresas para implementação da gestão de inovação por meio dos processos habilitadores da inovação do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

A Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá), firmou um acordo de cooperação científica e tecnológica com a SOFTSUL, com o objetivo de disseminar a cultura da gestão da PD&I nas empresas residentes e associadas ao PCT Guamá.

As ações conjuntas previstas no acordo estão voltadas ao desenvolvimento de programas de capacitação e reciclagem profissional incluindo realização de eventos sobre inovação; realização de cursos e provas oficiais do MGPDI; programas de coaching e mentoring baseados em lições aprendidas e nas melhores práticas da Inovação Aberta com o objetivo de disseminar a adoção do modelo MGPDI por organizações de qualquer tipo, tamanho e setor.

Segundo informações do Prof. Rodrigo Quites Reis, Diretor do PCT Guamá, no Estado do Pará foram formados: um grupo de 5 empresas em Belém, iniciaram a implementação dos processos de gestão de inovação em janeiro de 2023 com expectativas de conclusão para julho-agosto; no segundo semestre deste ano será criado um  grupo de até 15 empresas em Santarém e há previsão para um próximo grupo de até 10 empresas em Parauapebas.

A parceria Softsul-Guamá permitirá implementações ágeis das melhores práticas de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, seguidas de avaliações em cada  empresa  participante e acompanhamentos anuais da performance inovadora até 2026.

Estas ações devem contribuir com o fortalecimento das empresas de base tecnológica vinculadas ao PCT Guamá, fomentando a concretização de projetos inovadores que trarão resultados positivos para a geração de novos negócios, atendendo as expectativas do mercado e um melhor posicionamento da empresa frente à concorrência. O MGPDI foi desenvolvido pela SOFTSUL com recursos FINEP contando com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição.

O MGPDI foi desenvolvido pela SOFTSUL com recursos FINEP contando com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição. A partir de 2015, se tornou um modelo de referência com processos baseados em normas internacionais de inovação. Seu objetivo é atender à necessidade de implantar nas empresas os princípios da inovação de forma adequada ao contexto local, e em conformidade com as principais abordagens para a definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores.

Clique aqui para conferir o regulamento completo regulamento completo.

Maiores informações: mgpdi@softsul.org.br ou (51) 98044-2276.

× Fale conosco