MPS.BR reúne especialistas em encontro anual

Com mais de 700 empresas avaliadas, o Programa MPS.BR está mudando a cultura da qualidade de software no Brasil

image1

Curitiba recebeu entre os dias 1° e 3 de dezembro a 11ª edição do Workshop Anual do MPS (WAMPS 2015). Promovido pela Softex, ele teve por objetivo reunir representantes da Indústria, Governo, Academia, Equipe Técnica do Modelo (ETM), Fórum de Credenciamento e Controle (FCC) e países latino-americanos para uma análise de como métodos, técnicas e ferramentas de vanguarda podem ser empregados na implementação das boas práticas sugeridas pelo Programa MPS.BR.

“A iniciativa do Programa surgiu da necessidade de aumentarmos a qualidade do desenvolvimento de nossas soluções de software para que as companhias nacionais possam ampliar seu market share tanto no mercado doméstico como no internacional. Aderente à realidade das empresas brasileiras, ele efetivamente viabilizou o acesso às melhores práticas de desenvolvimento e trouxe resultados extremamente positivos para as organizações avaliadas”, analisa Ruben Delgado, presidente da Softex.

A exemplo das edições anteriores, o WAMPS foi marcado pela qualidade das palestras que integraram sua ampla programação. No primeiro dia do evento, no painel “Engenharia de software: tendências e aplicações na indústria”,Arndt von Staa (PUC-Rio), Guilherme Travassos (COPPE/UFRJ), José Carlos Maldonado (USP-São Carlos) e Julio Leite (PUC-Rio) destacaram a importância de se promover uma maior colaboração na formação e no desenvolvimento profissional e o papel do MPS como indutor de transferência de tecnologia de processos na indústria.

Na sequência, Gustavo Casarotto, diretor de produto e inovação da Metadados; Paula Chaves, coordenadora da Qualidade – Escritório de Projetos, Garantia da Qualidade e Testes da Axxiom; Washington Souza, gerente de PMO & Governança da Stefanini; Walter Ribeiro, diretor da Topos; e Leonardo Dicker, diretor da EAC Software, detalharam o ganho de competitividade obtido por suas organizações no painel “Minha experiência competitiva após o MPS-BR”.

Enquanto o diretor da EAC software apontou que os stakeholders entenderam que existe um ciclo de vida dos processos dentro da empresa, Gustavo Casarotto, da Metadados, afirmou que o MPS é o primeiro passo para quem quer inovar e não viver apagando incêndios. Já Walter Ribeiro, da Topos, reforçou ser perceptível a melhora da qualidade através da satisfação dos clientes.

A aceitação do programa pelo mercado pode ser medida pelo fato de o selo de avaliação MPS ser cada vez mais um diferencial competitivo, em especial nas negociações junto às empresas de maior porte. No setor público, é crescente o número de licitações em todas as esferas de Governo que a utilizam para pontuação técnica.

Em sua apresentação no encerramento do WAMPS 2015, Renato Braga, diretor do Tribunal de Contas da União (TCU), compartilhou seu conhecimento sobre a utilização de métodos ágeis nas contratações para desenvolvimento de software pela Administração Pública Federal (APF). “Segundo os gestores das organizações auditadas, as entregas de sistemas desenvolvidos com base em métodos ágeis têm sido mais rápidas e com maior qualidade”, ponderou Braga.

“O MPS.BR vive uma fase de consolidação e os números demonstram que as metas e os objetivos inicialmente traçados estão sendo alcançados. Deveremos encerrar 2015 com mais de 715 avaliações MPS em empresas privadas e governamentais no Brasil e no exterior. Esse número expressivo comprova que estamos realmente mudando a cultura da qualidade de software neste País”, destaca Nelson Franco, gerente da Área Qualidade da Softex.

Com 48 avaliações MPS, o Paraná lidera o ranking nacional, que atingiu em novembro 277 avaliações válidas publicadas em todo o país. O Estado superou São Paulo (45) e Rio Grande do Sul (34) que ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições. Integram atualmente a linha de frente do programa 18 Instituições Implementadoras Autorizadas e 13 Instituições Avaliadoras.  Mais de 6.200 pessoas já participaram de cursos oficiais MPS.

Além das palestras e painéis, a programação do WAMPS 2015 incluiu ainda minicursos e sessões de artigos técnicos divididos entre trabalhos técnicos, relatos de experiência e ferramentas.

Confira mais detalhes do evento em: https://web.facebook.com/wamps2015/

MLP Assessoria de Imprensa – Tel.: (11) 3064-8066

Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br

Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br

× Fale conosco