Nutrimag integra ERP com plataforma da uMov.me e agiliza seus processos de vendas

Entenda como a parceira Trade Consulting utiliza a tecnologia da uMov.me para transformar o processo de vendas da Nutrimag!

Com mercados cada vez mais competitivos, ter uma equipe comercial robusta e eficiente nunca foi tão essencial.

E o melhor jeito de otimizar operações em campo é com o apoio da tecnologia, capaz de integrar softwares e sistemas de empresas dos mais variados setores e, assim, automatizar suas atividades.

Na área comercial, esse processo permite que a sua equipe faça pedidos, controle de estoque, orçamentos e tantas outras etapas de vendas da sua empresa, com maior gerenciamento e organização.

Isso foi o que aconteceu com a Nutrimag, uma produtora industrial de alimentos para cães e gatos, que achou na tecnologia da uMov.me uma maneira para lidar com o seu aumento de vendas.

Conheça essa história de sucesso!

A busca da Nutrimag para automatizar seus processos e potencializar suas vendas

A automação é utilizada para facilitar processos, mas, no caso da Nutrimag, também precisaria atingir outro objetivo: mensurar os seus esforços de força de vendas.

Segundo Luiz Felipe Kriechle, Gerente Administrativo e Tecnologia de Informação da Nutrimag, apenas o ERP era suficiente para lidar com a demanda inicial.

Contudo, essa demanda aumentou na medida que a empresa foi crescendo, somando entre 5 a 6 mil pedidos mensais processados atualmente.

“Como eu tinha uma aplicação que não era integrada com o meu ERP, passei a ter um funcionário totalmente dedicado a digitar pedidos. Ele recebia o email do pedido e tinha que digitar na ERP. Com isso, a gente começou a ter um super atraso na comunicação”, relata.

A partir daí, a Nutrimag buscou uma ferramenta que proporcionasse duas principais questões: acesso offline pela equipe comercial e a integração das regras de venda no sistema.

Caso Nutrimag: aplicativo integrado à ERP para Força de Vendas

A parceira da uMov.me, Trade Consulting, foi a responsável por construir um aplicativo customizado na plataforma uMov.me para a fábrica de pet food.

O objetivo da solução seria ajudar o gestor da operação a roteirizar os trajetos, reduzir erros no envio de pedidos e organizar a agenda com as atividades das equipes em campo.

Essas e outras funcionalidades foram implementadas no aplicativo da uMov.me, que foi integrado à ERP já existente da empresa.

Operação em campo mais assertiva com o aplicativo criado para a Nutrimag

Por ser um aplicativo customizado, a solução foi criada de acordo com as necessidades operacionais da Nutrimag.

Veja os detalhes:

Integração entre ERP e plataforma como ponto essencial

A Nutrimag integrou o aplicativo desenvolvido com a sua ERP para força de vendas já existente.

Isso permitiu que todas as áreas da empresa pudessem acessar informações coletadas em campo e, assim, deu mais poder de gestão e decisão.

Kriechle destaca que o controle de funções administrativas é realizado diretamente pela ERP – todas as alterações são atualizadas em segundos no aplicativo, utilizado pelos vendedores.

O Diretor Comercial na Trade Consulting, Luciano Santiago, ressalta a flexibilidade de integração da plataforma uMov.me:

“Qualquer ERP que consiga fazer qualquer tipo de integração, é possível pela uMov.me, porque [a plataforma] tem toda uma documentação na ponta que permite saber exatamente como fazer”.

Equipes trabalhando com mais eficiência

Como consequência da integração, os diferentes setores da empresa puderam utilizar tanto o ERP quanto o aplicativo da melhor maneira para cada.

É possível cadastrar prospects e seus pedidos de venda, assim como consultar faturamentos para clientes, títulos em aberto, pedidos emitidos e muito mais!

Kriechle ainda enfatiza que a equipe de gestão não faz alterações diretamente no aplicativo e complementa:

“Isso é bastante importante, porque o trabalho da equipe administrativa não mudou em nada. Ela continua trabalhando 100% com a ERP, e a equipe comercial trabalha 100% com o [aplicativo] uMov.me”.

Comunicação entre gestor-equipe em campo em tempo real

O aplicativo ainda conta com a funcionalidade de controle de metas, ideal para alinhar as demandas entre o gestor da operação e a equipe em campo.

Cesar Astorga, Consultor de soluções web e mobile na Trade Consulting, afirma:

“É muito importante o nível de comunicação entre o aplicativo com o usuário. Se tem uma condição ou regra de negócio, como uma condição de pagamento, o vendedor sabe porque ele não tá realizando aquela venda [diretamente no aplicativo]. Apesar de ser sutil, toda essa comunicação é muito importante para traçar as metas do vendedor — a estratégia que ele vai usar para vender”

Possibilidade de utilizar a solução tanto online quanto offline

O aplicativo ainda permitiu o acesso a dados de todo o processo de vendas pelo gestor da operação e também na palma da mão do vendedor, de forma online ou offline.

Isso é importante porque a produtora atende clientes das mais diversas localidades, dos centros urbanos às zonas rurais — as quais, muitas vezes, não têm conexão com a internet.

“Estudamos diversas ferramentas e encontramos a uMov.me. Nós começamos a fazer a implantação do sistema, que veio a atender todas as necessidades que tínhamos. Hoje, temos uma aplicação que trabalha offline e conseguimos trazer todas as nossas regras de venda que tínhamos no ERP diretamente no aplicativo, mesmo que o vendedor esteja sem conexão de internet”, conta Kriechle.

Cadastro de produtos: saiba como fazer de maneira eficiente

Maior volume de pedidos e vendas foram alguns dos resultados obtidos

Tudo isso, no fim das contas, aumentou consideravelmente a produtividade da equipe e, principalmente, os resultados da empresa em si.

Após a implantação do sistema em 2018, a empresa teve um aumento de 50% nos pedidos, enquanto o volume de vendas cresceu cerca de 30%.

Além disso, como a interação com o ERP é instantânea, notou-se a redução do prazo de entrega das mercadorias, que antes era de 8 dias úteis e agora passou para 6 dias úteis.

A Nutrimag já contabilizou mais de 30 mil pedidos após a implementação do aplicativo.

Plataforma uMov.me como apoio na integração de processos das empresas

A uMov.me é líder nacional na criação de aplicativos customizados para empresas.

A plataforma no-code uMov.me permite a criação de soluções B2B para digitalização de processos, automação e gestão de equipes em campo nos mais diferentes segmentos e áreas de negócios.

Entre as principais funcionalidades, podemos destacar:

  • roteirização por menor tempo ou quilometragem;
  • planejamento e distribuição de tarefas individuais ou por equipe;
  • digitalização e automação de processos;
  • coleta e validação de dados;

São mais de 33 mil aplicativos criados nos últimos 10 anos para milhares de empresas de diferentes segmentos, como logística, trade marketing, ordem de serviço e força de vendas.

Conheça as principais funcionalidades do Aplicativo de Força de Vendas da uMov.me

Confira mais detalhes sobre o case da Nutrimag

Quer saber mais detalhes sobre esse projeto? Reunimos o parceiro da uMov.me, Trade Consulting, e seu cliente Nutrimag no webinário Força de Vendas e ERP: a conexão para agilizar processos de vendas.

A conversa contou com a participação de:

  • Luiz Felipe Kriechle, Gerente Administrativo e Tecnologia de Informação da Nutrimag;
  • Guilherme Gross, Gerente de Contas da uMov.me;
  • Luciano Santiago, Diretor Comercial na Trade Consulting;
  • e Cesar Astorga, Consultor de soluções web e mobile na Trade Consulting.

Assista ao webinário Papo de Parceiro – ERP para Força de Vendas: a conexão para agilizar processos de vendas na íntegra:

Projeto Papo de Parceiro

O projeto Papo de Parceiro é realizado pela uMov.me e promove encontros periódicos com parceiros que entregam soluções tecnológicas por meio da plataforma no-code da uMov.me.

Apoiada pela ASSESPRO-RS, SOFTSUL e SUCESU-RS, a iniciativa traz ao palco demandas atuais para a geração de valor, compartilhamento de conteúdo e informação ao ecossistema da tecnologia e inovação.

Considerações sobre o case da Nutrimag

Um ERP para força de vendas pode fazer toda a diferença na gestão comercial da sua empresa.

Contudo, para impulsionar a produtividade do setor, é fundamental que ele esteja integrado ao sistema utilizado pelos vendedores, como fez a Nutrimag com o apoio da plataforma uMov.me.

A SOFTSUL é entidade parceira da uMov.me.

Fonte: uMov.me

× Fale conosco