O futuro da Inteligência Artificial no Marketing Digital

A Inteligência Artificial (IA) está mudando o cenário do Marketing Digital de forma significativa, assim como muitos outros nichos de mercado.

No Marketing Digital, com o aumento na quantidade de dados gerados por empresas e seus clientes, a IA é usada como ferramenta que ajuda profissionais da área no desenvolvimento de campanhas, na comunicação dessas marcas.

Quer saber mais sobre Inteligência Artificial no Marketing Digital? Descubra como ela é aplicada e como você pode se beneficiar da IA na comunicação da sua empresa.

O que é Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital?

Quando aplicada ao Marketing Digital, a Inteligência Artificial é usada como tecnologia principal para ajudar as empresas a entender melhor o comportamento dos seus clientes e aprimorar suas estratégias.

Na prática, a IA funciona como complemento para coletar e analisar grandes quantidades de dados, permitindo que empresas consigam:

– Mapear os comportamentos dos seus usuários;

– Analisar tendências de mercado;

– Viabilizar campanhas de marketing digital;

– Elaborar estratégias baseadas em dados.

Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital: quais são?

Algumas das aplicações mais comuns da IA no Marketing Digital são:

– Análise de Dados

A Inteligência Artificial no Marketing Digital permite às empresas que a utilizam a possibilidade de gerar, processar, analisar e compartilhar grandes volumes de dados sobre a sua audiência, os leads e o mercado, tornando as suas decisões mais estratégicas.

– Qualificação de Leads

Outra possibilidade da Inteligência Artificial no Marketing Digital acontece no processo de qualificação de leads, que ocorre de maneira muito mais rápida e precisa quando combinada com os dados disponibilizados de forma online.

– Chatbots

A Inteligência Artificial também está muito presente nos chatbots usados por marcas para se comunicar com os seus clientes. Assim, é possível interagir em tempo real, fornecer suporte e reduzir despesas com atendimento digital.

– Mídia paga

Mais uma possibilidade da Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital está na distribuição de anúncios, que acontece de maneira muito mais estratégica com o auxílio da IA.

Isso porque é possível segmentar melhor o público-alvo da campanha, distribuí-la nos melhores dias e horários dessa audiência e no tom de voz adequado, maximizando o desempenho da mídia paga da sua empresa.

Machine Learning no Marketing Digital

Um dos exemplos práticos de aplicação da Inteligência Artificial é o machine learning, ou “aprendizado de máquina”. Trata-se de capacidade que os computadores têm de aprender de forma autônoma, com base na interação com seus usuários. Neste caso, a IA permite que os computadores analisem dados a partir de algoritmos e tomem decisões sozinhos. É por isso que o aplicativo da Netflix te indica filmes e séries de acordo com o seu histórico de consumo. 

No marketing, portanto, o machine learning ajuda, por exemplo, as marcas a oferecer experiências mais personalizadas a seus clientes. Uber, Nubank, Waze, Google, Facebook, Spotify e Amazon são outros exemplos de marcas que já se beneficiam do machine learning. É preciso ter uma boa base de dados e um conhecimento aprofundado em Big Data para selecionar e organizar as informações relevantes para uma estratégia eficaz de machine learning.

O futuro da Inteligência Artificial no Marketing Digital: quais os próximos passos?

Conforme mencionado, as ferramentas de Inteligência Artificial são uma tendência e devem ocupar cada vez mais espaço em marcas que investem em estratégias de Marketing Digital.

Segundo projeções levantadas pela IBM (International Business Machines Corporation), até 2024, 32% das marcas vão utilizar a Inteligência Artificial para compreender melhor os sentimentos e as percepções dos seus clientes.

O objetivo geral das marcas que investirão mais em IA é expandir o volume geral de vendas em até 50%.

Como implementar a Inteligência Artificial no Marketing Digital?

Mas, afinal, como implementar a IA no Marketing Digital da sua empresa?

Confira algumas dicas nos tópicos abaixo:

– Identifique as necessidades da sua empresa;

– Colete e analise os dados necessários;

– Escolha a ferramenta certa de IA para usar.

Potencialize as suas estratégias com campanhas de e-mail marketing

Espero que você tenha gostado deste conteúdo sobre Inteligência Artificial em Marketing Digital. Se você o leu até aqui, talvez você também tenha interesse em conhecer uma boa plataforma de e-mail marketing para suas campanhas. Acertei?

Se a sua resposta foi sim, experimente agora a nossa plataforma de e-mail marketing IAGENTEmail e eleve a qualidade das suas campanhas! Com recursos personalizados, análise de dados e automação de marketing, você pode criar campanhas de e-mail altamente eficazes.

Acesse o nosso site e descubra como melhorar o desempenho das suas estratégias de Marketing Digital!

Fonte: Iagente

× Fale conosco