Os Desafios da Gestão da D,P&I foi tema do evento da SOFTSUL e P&D Brasil

Numa promoção da SOFTSUL e da P&D Brasil, aconteceu no dia 08 de março um evento online sobre os Desafios da Gestão da D,P&I com o intuito de debater as dificuldades da gestão da P,D&I, apresentar as boas práticas, os casos de sucesso e as dificuldades na Gestão P,D&I.

Foram convidados como debatedores: Ketty Lins, Izoulet Filho e Hamilton José Mendes da Silva, que falaram sobre a importância da Gestão da PD&I nas organizações, tema fundamental para o perfil de empresas que integra o quadro associativo da P&D Brasil.

Ketty Lins, Relações Institucionais e Governamentais na P&D Brasil apresentou o perfil das empresas associadas à P&D Brasil e o ambiente de desenvolvimento tecnológico – P&DI, preocupadas com a inovação, com a competitividade, a sustentabilidade e com a internacionalização.  Falou também sobre os rumos e desafios da Gestão de P,D&I em Tecnologia da Informações e Comunicações.

Hamilton Mendes da Silva, Coordenador Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI, substituiu José Gustavo Sampaio Gontijo, Diretor da Secretaria chamado para cumprir agenda em evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em São Paulo.

Hamilton falou sobre Programa MCTI Futuro, que tem o objetivo de apoiar ações de capacitação para a Transformação Digital  aplicadas ao ensino básico, médio, técnico e superior, e em pós-graduação, residência tecnológica e qualificação profissional.

O programa ainda tem o foco em incentivar pesquisas e estudos nas áreas da computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, comunicações avançadas, fotônica, manufatura avançada, design de circuitos integrados, robótica e inteligência artificial.

O “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro” é coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), que poderá contar com parcerias com o setor privado. Ao todo, R$ 190 milhões serão empregados no programa de capacitação.

Izoulet Cortes Filho, pela SOFTSUL, embasou sua apresentação na Gestão da PDI nas organizações, com o modelo MGPDI, projeto da SOFTSUL, que conta com a sua atuação e colaboração na Equipe Técnica do Modelo MGPDI.

O MGPDI que é um modelo referencial completo de melhoria da gestão com as melhores práticas internacionais em P,D&I e promove a maturidade de P,D&I nas organizações. (https://mgpdi.softsul.org.br/ ).

O MGPDI busca a ampliação do Modelo no mercado: apoiar nas avaliações de impacto de processos estruturados e ampliar a qualificação de recursos humanos qualificados para a gestão, implementação e avaliação de atividade de P,D&I.

Izoulet mencionou como fato relevante que a SOFTSUL é uma das três finalista do Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria – Mobilização Empresarial pela Inovação 2021-22, na modalidade 1: Pequenos Negócios.  “O motivo de orgulho é ser modelo de Gestão PD&I genuinamente nacional, tropicalizado dentro de uma visão adaptada e culturalmente adequada, testada e provada dentro do Brasil, quanto para responder aos desafios das empresas brasileiras que podem ajudar muito a organizarem seus processos e tirar o máximo resultado possível de seus processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.  Não só é um modelo brasileiro como um modelo entre poucos existentes no mundo”.

O evento foi uma promoção do SOFTSUL e da P&D Brasil, contou com o apoio Institucional da ASSESPRO-PR, CRA-PR e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O Webinar disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL: https://www.youtube.com/watch?v=Ptp-WJ092x4

× Fale conosco