Os recursos humanos em TI no verdadeiro mindset de alta performance

Na noite desta quinta-feira (22/03), aconteceu a segunda edição do happy hour SOFTSUL!talks no Dado Pub Moinhos. O bate-papo sobre o tema “O diferencial humano nas estratégias de crescimento das empresas até 2020” contou com a moderação de Lisiane Szeckir, Diretora da Líbera Treinamentos e Especialista em Transformação Comportamental, e Gabriela Dutra, Analista Senior de Recrutamento e Seleção na Dell.

O assunto é especialmente relevante para as empresas de TI. Afinal, “nosso principal ativo é o capital intelectual”, ressaltou José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL na abertura do evento. As empresas estão adaptando seus planejamentos estratégicos para os novos cenários do mundo digital. Mas os funcionários estão a par desses planos? O quanto eles foram incluídos na estratégia? Estes questionamentos foram feitos por Lisiane, que trouxe dados preocupantes a partir de uma enquete nas redes sociais: quase metade das empresas que responderam não estava envolvendo as pessoas nas estratégias ou não as divulgava de forma eficiente. “Se não envolvem, como conseguirão engajar, verdadeiramente, estas pessoas nas ações necessárias para colocar em prática o planejamento? Somente treinamentos não serão suficientes”, apontou a especialista.

A partir disso, discutiu-se o papel do setor de Recursos Humanos, que vai muito além dos treinamentos. “Sou muito feliz na minha empresa e não tenho um papel figurativo. Sei do impacto que tenho para o negócio”, disparou Gabriela, da Dell. Como recrutadora, ela deixou claro que, atualmente, o candidato precisa ter um “fit” cultural com a empresa de TI. Além disso, apontou que há falhas de ambos os lados – tanto das empresas na capacidade de envolver seus colaboradores, quanto das pessoas em cooperar. “Dizem que querem participar da estratégia do negócio, mas não se comportam de modo condizente com isso”, analisou Gabriela. Na visão dela, o RH não faz a gestão de pessoas. “Isso os gestores fazem. Nosso papel é o de dar suporte a estes gestores, trazendo inteligência para o negócio”.

Outro ponto que dificulta o engajamento é o cenário macroeconômico. Com a crise dos últimos três anos, as carreiras foram fortemente impactadas, gerando grande estresse nos profissionais. “Um treinamento de alta performance não resolve as dificuldades de um grupo adoentado”, refletiu Lisiane. Para ela, as empresas ainda estão aprendendo a investir em pessoas. “É preciso criar um lastro de desenvolvimento humano, abrindo espaços reais de diálogo e de aptidão para aprender”.

Na visão das especialistas, colaboração é o nome do “jogo”. Colaboração, de fato, requer afeto, respeito às diferenças e individualidades, mudança de mindset para a diversidade e para a sustentabilidade do negócio. Sem isso, não existe equipe de alta performance.

O SOFTSUL!talks acontece sempre na última quinta-feira do mês, proporcionando o compartilhamento de experiências entre empresários e empreendedores. O próximo evento está marcado para 26 de abril. Em breve, mais detalhes da programação.

× Fale conosco