Panorama Especial sobre as oportunidades no Vale do Silício reuniu mais de 30 empresários

O Panorama Especial Softsul, realizado no último dia 17 de setembro, debateu as “Oportunidades no Vale do Silício”. “Os maiores investimentos em tecnologia do mundo estão no Vale. É lá onde as empresas crescem, inovam e geram impacto”, comentou o empresário Thiarlei Macedo, CEO da Enttry Software, de Caxias do Sul. Macedo esteve por mais de uma vez em missão comercial ao Vale e foi o primeiro a compartilhar suas experiências. Segundo ele, a cultura comercial do Vale é completamente diferente da nossa e, “por isso, se faz imprescindível uma preparação prévia intensa para o melhor aproveitamento das oportunidades.” O empresário explicou que o cenário também é diferente do que se vende, ou seja: há muita competitividade e os negócios são todos muito baseados em networking. “Tudo é muito rápido. As start ups são feitas pra dar resultado em três dias e quando não dão, já é iniciado outro processo com outra empresa”, comentou. Culturalmente, ele retornou da experiência com algumas máximas, como: o sucesso depende da tolerância ao risco, ganhar dinheiro é uma benção e que devemos construir as nossas empresas para o mundo, sem limitações de negócios locais.

Marcus Castro De Azevedo e Souza, Gerente Comercial e de Marketing da Lexsis Sistemas ressaltou que o aproveitamento comercial da Lexsis na Missão ao Vale se deu na identificação de novos clientes. “Vislumbramos um potencial de mercado entre os restaurantes e empreendimentos da região”, disse. Já o CEO da NetEye, Fábio Santini, enfatizou que os empresários que puderem ir, “a vivência é fundamental”. “Acredito que, mesmo quem não tenha a intenção de entrar no mercado internacional precisa ter o conhecimento da realidade das empresas do Vale para poder garantir o seu mercado aqui”. Santini ainda informou que a experiência fez com que ele pudesse produzir documentos de apresentação da empresa baseados em modelos internacionais, fundamentais para o networking. O evento foi encerrado com um debate que envolveu todos os empresários que participaram do Panorama.

A SOFTSUL e a Outsource Brazil estão organizando a missão ao Vale do Silício – Brazil Silicon Valley Meet – para empresários do Rio Grande do Sul que atuam no setor de TI. O objetivo é conhecer empresas locais, realizar networking e apresentar projetos para investidores e potenciais parceiros. A delegação parte de Porto Alegre e permanece na Califórnia de 24 a 31 de outubro.

Com foco em inovação, investimento, tecnologia e espírito colaborativo, a missão contempla reuniões com interlocutores atuantes no ecossistema do Vale, entre investidores, empreendedores, mentores e pesquisadores. Estão agendadas visitas que incluem palestras e apresentações nas empresas Nest GSV, Google, Concordia Ventures, Singularity University, Standford University, Zen Desk, SRI International, Prezzi, IBM Innovation Center, GSV Capital, TiE e Computer History Museum. O número de participantes na missão é limitado. Informações podem ser obtidas no site da SOFTSUL www.softsul.org.br.

 

× Fale conosco