Panorama Especial SOFTSUL abordou Internacionalização das empresas de TI

A SOFTSUL realizou no dia 22 de novembro, conjuntamente com o TECNOPUC e a Scalzilli.fmv Advogados, uma edição especial do seu Panorama Especial SOFTSUL aberto ao público, com o apoio da Global Compass. Virgínia Eickhoff Haag, diretora da Global Compass, de São Paulo abordou o tema “Internacionalização como Forma de Alavancar a Inovação e a Competitividade”.

Segundo Virgínia Haag é possível acabar com a ideia que apenas as grandes empresas podem exportar. É preciso que os empresários estejam preparados para seguir os melhores caminhos na busca pela internacionalização. Entre os benefícios da internacionalização de uma empresa apresentados pela consultora destaca-se: a diminuição da dependência das instabilidades do mercado brasileiro e a diversificação de mercado. Uma vez que alguns países/incubadoras de negócios estão dispostos a pagar para que empresas de fora possam desenvolver determinados produtos e serviços, inclusive há maior chance de negociação de impostos.

“É preciso descobrir qual tipo de cliente o produto de vocês pode atrair. A internacionalização ficou mais complexa, por isso é preciso envolver-se mais nas redes, pois antes de vender torna-se necessário se relacionar. Se mais empresas participassem do mercado internacional haveria o aumento das taxas internacionais na economia do nosso país”, destaca Virgínia – que já trabalhou com internacionalização de grandes empresas de engenharia de software e indústrias farmacêuticas.

Virgínia Eickhoff Haag é economista e atua como Diretora Executiva da Global Compass, em São Paulo, que tem parceiros nos EUA, Aperian Global – líder mundial em desenvolvimento internacional, especializada em planejamentos globais e desenvolvimento de novos mercados.

× Fale conosco