Panorama Especial SOFTSUL esclareceu dúvidas sobre linhas da FINEP

Na tarde do dia 22 de novembro, a SOFTSUL promoveu uma edição especial do evento Panorama SOFTSUL, o último do ano. Realizado no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o evento contou com a diretoria de inovação da FINEP, trazendo Márcio Girão, diretor de inovação da FINEP, e André Nunes, superintendente da ADET/FINEP – Área de Inovação em Defesa, Energia e Tecnologia da Informação. Eles conversaram com, aproximadamente, 80 pessoas, esclarecendo diversos pontos do edital FINEP Startups, do programa FINEP Conecta, do Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresas de Telecomunicações, além de outros instrumentos de crédito reembolsáveis.

No início do evento, Girão lembrou que a FINEP já apoio mais de 30 mil projetos. “O setor de TI é a parte do Brasil que deu certo. Isso nos deixa com esperança. Apoiamos o setor, pois vemos a pujança dessas empresas inovadoras e queremos estimulá-las cada vez mais”, comentou o diretor. Na sequência, em sua apresentação, Nunes reforçou o entendimento de que a FINEP faz uma leitura muito ampla da inovação. Mas, mesmo com esta larga possibilidade, Nunes informou que o Rio Grande do Sul caiu em número de projetos apresentados à financiadora. “Os gaúchos estavam em segundo lugar no ranking do número de projetos que recebemos. Hoje, estão em 3º/4º lugar. Queremos estimular que voltem a enviar mais projetos”, provocou.

Logo após, detalhou os instrumentos de apoio oferecidos pela FINEP, mencionando os reembolsáveis para empresas (INOVACRED, por meio dos parceiros locais), e os não-reembolsáveis para empresas, que é o caso da subvenção econômica. Muitas perguntas também surgiram em relação ao FINEP Startup. O superintendente e o diretor Girão esclareceram que este instrumento é para negócios nascentes, não, necessariamente, empresas nascentes.

Em relação ao FINEP Conecta, José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL, questionou sobre a cláusula das garantias, que é uma grande dificuldade das empresas. André, ainda no início de sua fala, havia mencionado que a FINEP está batalhando com as empresas financeiras para melhorar este ponto das garantias, já que muitas empresas de TI têm como seu principal ativo as pessoas. No entanto, este assunto permanece em discussão.

Na segunda parte do evento, as empresas PARKS e BCM deram depoimentos sobre seus projetos de inovação, em parceria com a ICT SOFTSUL, que obtiveram financiamentos da FINEP. Ambas ressaltaram que o apoio da financiadora foi fundamental, gerando importante desenvolvimento nas companhias.

Ao final do evento, Antonioni agradeceu a todos os presentes, reforçando também a importância da ação de arrecadação dos alimentos que serão doados ao Centro Infantil Primeiros Passos, no Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Apresentação: 2017-11-22 – Instrumentos de Apoio FINEP – SOFTSUL

× Fale conosco