Panorama SOFTSUL apresentou soluções em financiamentos e serviços para o setor de TI

No dia 25 de outubro, aconteceu o Panorama SOFTSUL com a presença de Ivair Damiani, Superintendente Executivo do Banrisul na Unidade de Desenvolvimento no RS. Ele apresentou a carteira de produtos destinados ao fomento da inovação no Estado. Além disso, abordou as diversas soluções financeiras do Banco – desde o crédito pessoal e empresarial, passando também por financiamento de máquinas e equipamentos, até o Banrisul Vero.

Inicialmente, Damiani tratou do Programa INOVACRED, destinado a financiar projetos de inovação para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços ou aprimoramento do que já existe. Neste, o valor financiado inicia em R$ 150 mil e pode atingir até R$ 10 milhões (de acordo com a receita operacional bruta de cada empresa). Já o custo financeiro (além da taxa de serviço de 1% a 2% sobre o financiado) inclui a taxa de juros de longo prazo (TJLP) e, no caso das empresas de maior porte, TJLP + 1% ao ano. No que se refere ao prazo de amortização, este pode atingir até 96 meses, com carência de 24 meses. Neste programa, o nível de participação coloca o financiamento em até 90% do valor do projeto para as empresas de menor porte, caindo para 80% no enquadramento das de maior receita.

Na sequência, Damiani mostrou os benefícios do FINAME para a aquisição de máquinas e equipamentos credenciados no BNDES. Neste programa, o custo financeiro engloba TJLP e/ou SELIC de acordo com o porte da empresa ou o limite de financiamento. O Banrisul analisa este custo caso a caso. Sobre o prazo, ele chega a 60 meses, incluindo a carência de até 12 meses. E até 80% do valor do projeto pode ser financiado.

O executivo do Banrisul ainda apresentou linhas como o BNDES Automático e o PROGEREN, de capital de giro para micro, pequenas e médias empresas. Produtos e serviços do banco como o Banrisul Vero, seguros e consórcios também tiveram seus benefícios destacados.

 

× Fale conosco