Panorama SOFTSUL mostrou a cara do novo líder da era digital

No dia 30 de agosto, o Panorama SOFTSUL abordou o ‘Papel da Liderança na Transformação Digital’. Magnus Ghisleni, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e consultor-líder da Tae Engajamento e Gestão, destacou o papel do líder na mobilização da equipe para agir em prol de um propósito comum, que beneficia a todos. Representantes da Sociedade Polo Sul e do APL TEC de Passo Fundo prestigiaram o evento.

No cenário atual, as organizações estão sendo questionadas em sua essência. Toda a estratégia, processos, colaboradores, fornecedores e a experiência do cliente sofrerão impactos da transformação digital. “Não há como resistir à mudança, e o líder é peça-chave nessa história”, diz o palestrante.

Ghisleni ressaltou que o grande desafio está na escolha do modelo de negócio para conduzir a transformação digital e alimentar a inovação contínua. Os líderes de todas as áreas da organização precisarão se engajar neste processo e dar sua contribuição. Afinal, a única opção é abraçar a transformação digital. Mas as empresas ainda vivem num momento de descompasso. O salto tecnológico acontece de forma exponencial e a incorporação de todas as mudanças é mais lenta.

Além disso, há um grande gap entre a estratégia organizacional e a execução. O líder acaba “preso” nos assuntos urgentes, mas não tão estratégicos. E ele tem o papel de influenciar por meio do exemplo. Nesse sentido, ele precisa articular suas ideias, valores e práticas. Seu estilo de liderança deve ser condizente com sua reputação. Cada líder cria sua voz para expressar valores que possam ser compartilhados por todos.

Neste momento de transformação digital, a capacidade do líder de inspirar uma visão comum, clarificando aonde se quer chegar, é essencial. Ele tem que ser capaz de compreender os desejos da sua equipe, questionar o processo para adaptar este às pessoas. E a equipe só entregará resultados se estiver capacitada para a ação. As responsabilidades devem estar claras e as condições de execução precisam estar dadas. O líder é o responsável por construir a confiança num momento de instabilidade e mudança. Reconhecendo e valorizando a excelência de cada um, poderá contar com profissionais comprometidos, abertos às transformações desse mundo digital.

× Fale conosco