Para estimular a agregação de valor aos produtos gaúchos, SICT lança Guia para Produção de Produtos Premium

Por Andielli Silveir, com Revisão De Raiza Roznieski

Com a finalidade de estimular a agregação de valor aos produtos gaúchos por meio da inovação e do conhecimento, o programa Produtos Premium, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), lançou virtualmente o novo Guia para Produção de Produtos Premium na noite desta quarta-feira, 28. Clique aqui para assistir à transmissão.

O principal objetivo do guia é fornecer insumos para orientar e sensibilizar produtores, empresários, associações, cooperativas, institutos de política, de fomento da ciência e tecnologia e demais interessados do setor sobre a importância da agregação de valor aos produtos como estratégia principal para além da competição por preço, normalmente centrada na redução de custos industriais e na produção em grande escala.

Após a abertura, realizada pelo secretário Luís Lamb, a diretora de conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Suzana Sperry, destacou a importância da iniciativa. “Queremos contribuir para a aplicação da inovação na cadeia produtiva gaúcha de alimentos e bebidas, fomentando uma economia baseada no conhecimento para o desenvolvimento de produtos premium a partir de tecnologias adequadas que os valorizem ainda mais”, explica.

Na sequência, os representantes de órgãos e instituições parceiros do programa Produtos Premium também se manifestaram. “Cabe saudar esse trabalho, que é uma cooperação entre os órgãos de governo e os parceiros privados no sentido da valorização dos produtos do RS. No caso dos programas coordenados pela Secretaria da Agricultura – Pró-Pecã e Pró-Oliva -, o lançamento do Guia pode trazer uma sinergia de ações com resultados benéficos aos produtores”, afirma o coordenador Paulo Lipp, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

“O programa Produtos Premium é um retrato de como uma ação integrada dos agentes públicos, como a Sict, a Sedec e seus parceiros, pode destacar a inovação e o desenvolvimento daquilo que se produz no Estado. É qualidade de primeiro mundo com o gostinho do Pampa”, comenta o diretor Marcelo Zepka, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“O Sebrae RS participou da revisão do guia trazendo a realidade dos pequenos negócios gaúchos para o contexto da produção de alimentos e bebidas com alto valor agregado. Sinalizamos as principais dificuldades enfrentadas para inovarem na produção, que representam oportunidades e lacunas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas desse segmento”, ressalta Roger Klafke, coordenador na seccional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS).

Por fim, a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafaela Allgayer Pereira, reforçou as perspectivas de novas colaborações e da continuidade do aprendizado para os produtores: “Seja por meio do conhecimento técnico da nossa equipe atuando com consultorias ou pelo desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em projetos de inovação, o Senai quer e pode ajudar as indústrias a agregar valor aos seus produtos e processos, melhorando sua competitividade e gerando destaque na produção de produtos premium.”

Conheça o Guia para Produção de Produtos Premium:   Guia para Produção de Produtos Premium – Sict (.pdf 5,80 MBytes)

Fonte: SICT

× Fale conosco