Perfil – SOFTSUL – Maria Fernanda Bermudez – Secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre

1) Como enxerga o mercado de TI no RS e no Brasil?

É um mercado em permanente expansão com muitas oportunidades. A questão sempre preocupante diz respeito à qualificação de mão-de-obra já que a procura é expressiva neste setor e a formação não acompanha a demanda. Acredito que essa é uma pauta que deve estar permanentemente nas nossas discussões e debates. No Inovapoa tratamos da matéria por intermédio do eixo da “capacitação para a competitividade”, voltado à articulação e promoção de ações para o desenvolvimento de competências de recursos humanos nos diversos níveis.

2) Diante das atuais dificuldades do Brasil, como o setor pode continuar crescendo?

O empresário brasileiro é forte. Já está acostumado a superar uma burocracia complicada ineficiente e cara, impostos altos e a falta de mão-de-obra, por exemplo. Desta forma, penso que esse setor, que é um dos mais dinâmicos da nossa economia, deverá superar esse período que, apesar de ser um dos mais difíceis vividos pelo País, é cíclico.

Por outro lado, num momento de crise, sempre existem as pessoas que em vez de chorar preferem vender lenços. Um exemplo: o equilíbrio do setor público brasileiro passará, necessariamente, por uma revisão de processos e deverá demandar grande número de soluções em TI, gerando novos negócios. O importante é aprendermos todas as lições, ficarmos atentos e preparados para as oportunidades e seguirmos em frente.

3) Quais as suas expectativas para o setor no futuro?

As previsões do setor de TI estão relacionadas, obviamente, ao momento nada favorável da economia brasileira. A estagnação econômica e a inflação alta e as projeções para o PIB, evidentemente, preocupam. Porém, como falei anteriormente, acredito no dinamismo do setor e nas oportunidades da área. Em Porto Alegre, o processo de revitalização do 4º distrito a partir dos conceitos de smart cities e o novo cluster de saúde, são temas importantes que encaminham a cidade para uma nova agenda onde o setor de TI dará um suporte indispensável.

4) Qual a sua relação com a SOFTSUL?

A Softsul, juntamente com as demais entidades representativas do setor, apoiou a iniciativa da criação do Inovapoa, emanada de uma das diretrizes do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Portanto, somos parceiros desde o nascimento do Inovapoa, em 2009, que surgiu da oportuna constatação de que a área pública municipal, como um dos indutores do desenvolvimento, deveria ter um órgão específico como interlocutor permanente dessa importante área.

5) Qual a importância da Softsul para o setor?

Como uma das pioneiras da organização deste segmento no Rio Grande do Sul sua atuação é indispensável, com base na sua missão de promover o desenvolvimento e a capacitação da indústria de software e serviços de informática no Estado, gerando negócios para os seus filiados. Tem colaborado em iniciativas importantes para a área em nossa cidade como, por exemplo, apoiando e dando subsídios para a Lei Municipal de Ciência Tecnologia, aprovada na Câmara Municipal de Porto Alegre. Uma entidade, inclusive, que já presidiu o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e está atenta e atuante em relação ao desenvolvimento e ampliação do mercado de TI no Estado.

× Fale conosco