Plataforma Brafip conduz à criação de entidade

Em 10 de novembro foi aprovado estatuto e empossada Diretoria durante Assembleia Geral realizada em São Paulo

Gerir a Plataforma Tecnológica Brasileira – BRAFIP.  Com essa meta, em 10 de novembro, das 15h às 17h, foi oficialmente instalada a Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas-BRAFIP, durante Assembleia Geral em que também foi aprovado o Estatuto da organização.

A Plataforma BRAFIP foi instituída em 2011 e é parte de um movimento internacional voltado à inovação tecnológica proporcionada pelas TICs que visa a estabelecer ligações diretas das empresas brasileiras entre si, com instituições de apoio, com a academia, bem como destas com as plataformas tecnológicas europeias e com as plataformas tecnológicas latino-americanas. Como membros responsáveis pela sua criação estão Assespro, Softsul, Riosoft, ITS, SBC, Softex Campinas e Softex Recife.

A Diretoria empossada é presidida por Roberto Mayer, da Assespro, e tem José Antonio Antonioni, da Softsul, e José Vidal Belinetti, do ITS, como vice-presidentes do Conselho de Administração. Ao lado deles estão Marcos André Gomes (Softex Recife), Descartes Teixeira (ITS), Edvar Pera Jr (Softex Campinas).

História

Com essa iniciativa, a BRAFIP entra em sua segunda fase, iniciada em 2014, quando a Softsul assumiu a secretaria da Plataforma, intensificando suas ações.

Roberto Mayer, na assembleia geral, explicou que “o conceito de plataforma tecnológica como estamos adotando é uma metodologia criada para integração dos países do Leste Europeu e que, devido ao sucesso alcançado, há cinco anos gerou a ideia de fazer algo semelhante na América Latina, com o apoio do Fundo de Fomento da União Europeia, que é de 50 bilhões de euros e 50% dedicado à inovação”.

Ao longo desse período, a iniciativa se expandiu e, hoje, está implantada no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e México, reunindo universidades, centros de pesquisa, empresas e pessoas vinculadas à inovação e à tecnologia que interagem com membros fisicamente instalados no continente europeu. Apenas no Brasil, já são mais de 100 membros dos mais diversos Estados.

Para suportar essa segunda fase de desenvolvimento de plataformas tecnológicas na América Latina, foi criado – por conceituadas universidades, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas da Espanha, Reino Unido, Portugal, Brasil, Uruguai, Peru, Costa Rica e México – o projeto Conecta 2020, que se vincula ao fundo Horizon 2020 ou outros programas de financiamento e une a Europa ao Caribe e à América Latina.

Responsável pela apresentação da Brafip aos presentes à assembleia geral, Antonioni frisou que tanto a plataforma quanto a recém criada associação civil homônima objetivam colocar “organizações e empresas  brasileiras em contato com os membros das plataformas tecnológicas europeias e latino-americanas, ou seja, com as empresas e organizações interessadas em encontrar um parceiro brasileiro, criando uma parceria bidirecional envolvendo ideias de Europa e do Brasil, a fim de desenvolver projetos de inovação para o Horizon 2020”.

Participação gera diferencial

A cooperação internacional em P&D&I, garantiu Antonioni, gera produtos internalizados que atendem, desde sua geração, a aspectos e exigências de mercados de diferentes países, levando os sócios do consórcio a atuarem não apenas no P&D, mas também na comercialização em seus países, dos produtos originados no projeto.

Dessa forma, “as empresas brasileiras podem tirar proveito desse ambiente estimulante e ganhar acesso a novas inovações e criar padrões competitivos locais, desenvolver novos projetos com base em tendências atualizadas de mercado, ampliar o networking internacional, oportunizar novos negócios e promover tecnologias e know-how.

Objetivos

Entre outros, os principais objetivos da instituição recentemente criada são:

  • Coordenar a Plataforma Tecnológica Brasileira, igualmente denominada BRAFIP, a qual será constituída por um Sistema Brafip de Plataformas Tecnológicas Regionais;
  • Relacionar-se com as demais Plataformas Tecnológicas Latinoamericanas e com as Plataformas Tecnológicas Europeias, fomentando a colaboração internacional;
  • Participar, representando a Plataforma Tecnológica Brasileira – Brafip, de projetos com objetivos aderentes aos objetivos das chamadas internacionais de fomento a inovação tecnológica, tais como o Programa Europeu Horizon 2020 e outros similares;
  • Identificar, no Brasil e no exterior, projetos e demandas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em qualquer setor produtivo, intensivos em Tecnologia da Informação e da Comunicação, incentivando a sua execução de forma cooperada, por meio de consórcios formados por empresas de qualquer porte e setor, universidades, institutos e centros de pesquisa, bem como outros tipos de associações, podendo ou não integrar tais consórcios;
  • Propiciar uma visão unificada para a P&D&I na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC);
  • Identificar uma agenda de estratégica de pesquisa comum, com base em considerações tecnológicas e econômicas.

Mais informações em www.brafip.org.br e www.conecta2020.eu

× Fale conosco