Que venha 2020!!

O ano de 2019 como qualquer outro anterior foi um ano intensivo em trabalho para a SOFTSUL, na luta incansável para agregar valor às empresas de TIC e contribuir com o desenvolvimento contínuo deste setor. Porém, 2019 caracterizou-se também por ser o ano 01 para a implementação do Plano Estratégico 2019-2025 da entidade, construído de forma coletiva em Novembro de 2018 com a participação de empresários, de representantes de agências de fomento, de parques tecnológicos, universidades e governo.

Em meio a um cenário ainda bastante tumultuado no país, em termos econômicos e políticos, associado às características do que se define como mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) a SOFTSUL, com resiliência e flexibilidade alcançou muitas conquistas alinhadas aos OKRs (Objetivos e principais resultados) do seu planejamento, assim como preparou o terreno para novas ações de impacto e para novos benefícios para suas associadas em 2020.

Esse resultado só foi possível ser alcançado devido ao engajamento e esforço dos Conselheiros da SOFTSUL, que dedicaram tempo e trabalho voluntário na execução de ações voltadas, em última análise, à melhoria da competividade e qualificação do ambiente de negócios. Muitos resultados poderiam ser citados, mas vou apenas destacar alguns bastante relevantes. Na dimensão “financiamento ao setor”, foi renovado o convênio com BRDE, assinado novo convênio com o BADESUL e iniciado um relacionamento com o SICREDI, o qual, acreditamos, será muito frutífero. Ao todo foram mais de R$ 7 milhões de financiamento em 2019. Ainda, nesta esteira, foi iniciada uma tratativa com a Associação RS Garanti visando a disponibilização de Fundo Garantidor de crédito para as empresas associadas à entidade. Na dimensão inovação, o MGPDI (Modelo de Gestão da PD&I) foi implementado em 04 novas empresas. Na dimensão “Capacitação” foram realizados vários cursos e eventos cobrindo as principais demandas apresentadas pelas empresas, por meio do Grupo de Gestão de Capital Humano, formado por gestores das áreas de RH das empresas associadas. Na dimensão “internacionalização” tiveram início os projetos Softlanding Portugal e Softlanding Canadá, ambos já com a participação de várias empresas.

Cabe, porém, um destaque maior ao recente anúncio feito pela SOFTSUL no dia 10 de Dezembro quando lançou o grandioso evento internacional Innovation Tech Knowledge – ITK 2020, que ocorrerá em OUT/2020 em Gramado. Com o ITK2020 (www.itk.org.br), a SOFTSUL reassume o protagonismo na execução de um grande evento que irá conectar o RS ao restante do mundo apresentando aos setores tradicionais da economia, as novas tecnologias que poderão promover a transformação digital destes setores, criando as empresas do futuro.

O mercado cada vez mais competitivo e volátil exige das organizações diferenciais somente obtidos por meio da inovação. E a inovação pode ser encontrada junto às empresas associadas à SOFTSUL, pois ela é um celeiro de inovação que associa um ecossistema de empresas de vanguarda e startups as quais reúnem talentos, produtos e serviços formando um portfolio de tecnologias que permitem criar de forma inteligente soluções de transformação social e econômica. Abrangendo diversos setores, as empresas associadas à SOFTSUL têm participação efetiva em diferentes áreas oferecendo múltiplas soluções que vão desde sistemas de gestão até sofisticadas ferramentas para suporte a processos e produtividade.

Certamente, 2020 será mais um ano de muita vibração, de estruturação, de colocar a mão na massa, de trabalho intenso para que o setor de tecnologia se fortaleça e preserve sua importância no papel transformador das empresas de todos os setores econômicos. Que venham novas conquistas e que essa possam contribuir decisivamente para o futuro do RS e do Brasil.

 

× Fale conosco