Referência em inovação de cidades, professor espanhol Josep Piqué recebe o título de cidadão de Porto Alegre  

 

O certificado foi entregue pelo prefeito Sebastião Melo e a medalha pelo vice Ricardo Gomes

Condecoração foi entregue pelo prefeito Sebastião Melo, na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira

 Além de mentor internacional do Pacto Alegre, o professor espanhol Josep Miquel Piqué agora também carrega o título de cidadão de Porto Alegre. A honraria foi entregue pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo, na tarde desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal.

Após anos de contribuição para iniciativas que visam transformar a capital gaúcha em um ambiente moderno e acolhedor para o empreendedorismo, Piqué foi selecionado para receber a condecoração. A solenidade contou com a presença de membros de instituições e universidades que compõem o Pacto Alegre, além de autoridades.

Um marco na carreira do professor foi a criação do projeto 22@, em Barcelona. A ação, que é considerada uma das mais inovadoras da Europa, revitalizou cerca de 200 hectares de uma região urbana em estado de abandono. A área estava para a capital da Catalunha como hoje está o 4º Distrito para Porto Alegre. Outro destaque na carreira de Piqué, que é engenheiro de telecomunicações, foi o projeto de revitalização da cidade de Medellín, na Colômbia.

Piqué teve contato com Porto Alegre a partir da relação com o Tecnopuc e através do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy. A relação institucional com a prefeitura de Porto Alegre começou ainda na gestão do prefeito José Fortunati, tendo sequência na administração de Nelson Marchezan Júnior.

Essa conexão fez com que participasse da concepção do Pacto Alegre, juntamente com as lideranças das universidades da Aliança pela Inovação — UFRGS, PUCRS e Unisinos. Piqué é consultor do movimento lançado em 2018, que integra universidades, sociedade civil e poder público para desenvolver em uma agenda de ações concretas pela inovação para a Capital e estimular o empreendedorismo.

Durante a solenidade, Melo destacou o papel da inovação no desenvolvimento da cidade que está diretamente atrelado aos avanços do Pacto Alegre. O chefe do Executivo recordou a sua incursão em Barcelona, quando pôde ver de perto as melhorias implementadas pelo 22@.

— Para a nossa cidade ser inovadora ela tem que ter talentos. E temos enviado talentos para o mundo, o que é um sinal de que estamos no caminho certo — comentou.

A SOFTSUL faz parte da Mesa Diretora do Pacto Alegre (https://pactoalegre.poa.br/)  e do COMCET (COMCET – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia) Carlos Augusto Seidl Corrêa, Coordenador CTEC SOFTSUL, esteve presente na solenidade.

Este ano de 2022, a Associação está na presidência do CETI-RS (Conselho  das  Entidades  de  Tecnologia  da  Informação  do Rio Grande do Sul por seu conselheiro Carlos Eurico Pittas do Canto.

O Pacto Alegre é uma união de esforços de mais de 80 entidades do RS em favor da inovação para o desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida em Porto Alegre. Reúne representantes do governo, da academia, do setor privado e da sociedade organizada. As reuniões da Mesa Diretora ocorrem sob convocação do seu Coordenador, o Prof. Luiz Carlos Pinto Silva Filho.

Fonte: Zero Hora – 28/04/2022 – 20h28min

× Fale conosco