RPA as a Service: A Automação de Processos ao Alcance de Todos

Dando continuidade a série de eventos técnicos da SOFTSUL que visam trazer conteúdos atualizados e ideias que inspiram a inovação e novos negócios, foi realizada no dia 21 de setembro de 2022, a Live: RPA as a Service: A Automação de Processos ao Alcance de Todos com Sergio Souza, Administrador de Empresas, MBA em Gerência de Projetos.O palestrante é CEO da HDB Systems, RPA Leader e possui larga experiência em captura inteligente de dados, automação de processos e arquitetura de sistemas de alto desempenho. Trabalhou em grandes empresas como: Embratel, Oi, Claro, Tim, Contax, Accenture, Unimed.

Sergio Souza explicou que RPA (Robatic Process Automation) é a Automação de Processos Robóticos e por meio desta tecnologia é realizada a automação de tarefas rotineiras e repetitivas que costumam ser muito frequentes nas organizações.

As tarefas manuais repetitivas antes ocupadas por seres humanos passam a ser realizadas por sistemas automatizados, que são programados por meio de regras complexas imitando a forma de como as tarefas seriam realizadas pelo ser humano. Desta forma, os robôs podem executar qualquer tarefa cujo processo seja repetitivo, escalável e de grande volume, disponibilizando a mão de obra humana para a realização de tarefas mais estratégicas.

Sergio falou quando utilizar a RPA, os diversos cases e possibilidades e onde se aplica a RPA. Também mencionou sobre a automação de processos robóticos como serviço (RPAaaS) que é uma forma de adotar a RPA on demand em seus negócios. RPAaaS é uma solução mais simples e de baixo custo para que pequenas e médias empresas possam se inserir de imediato no mercado com RPA e poder usufruir de seus benefícios.

Foi falado também sobre os vários benefícios do RPAaaS que são de baixo custo porque não tem limite de robôs e automações, também são sem custo de licença de ferramenta de RPA e de desenvolvimento das automações.

As vantagens que a RPA vai agregar à empresa é a redução de custos até 65% devido à capacidade do RPA; uma maior velocidade de desempenho de tarefas – os robôs executam tarefas baseadas em regras, sendo 20 vezes mais rápido do que os humanos.  As tarefas serão executadas com maior precisão e eficiência, uma vez que os trabalhos repetitivos são realizadas pelo robô, reduzindo drasticamente a chance de erros.

Concluindo, a RPA oferece melhor experiência ao cliente, no sentido que a implantação de robôs programados liberam recursos de alto valor garantindo o sucesso do cliente.

A Live está disponível AQUI

#RPA #Robotic #Automação #TIC #Tecnologia

× Fale conosco