SOFTSUL apoia a Missão Governamental e Empresarial à República da Estônia, Suécia e Israel promovida pela SICT do RS

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia realizará em novembro de 2019, uma missão à República da Estônia para promover parcerias estratégicas entre empresas, academia e governo com foco em inovação, ciência e tecnologia e startups gaúcho e estoniano para oportunidades de negócios.

Faz parte da proposta de trabalho é uma agenda orientada para a identificação de soluções de transformação digital (e-solutions) e de e-government e a promoção de oportunidades de negócios em tecnologia da informação entre Estônia e Rio Grande do Sul.

Luís da Cunha Lamb, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia pretende com esta missão apoiar a aproximação dos setores de tecnologia da informação gaúcho e estoniano para oportunidades de negócios, considerando que as soluções que fazem da Estônia uma referência em e-government foram geradas a partir do setor privado daquele país.

Por ocasião da missão, o Governo do Estado do RS firmará um Memorando de Entendimentos (MoU) com a Academia de Governança Eletrônica, visando promover a cooperação técnica por meio do compartilhamento de experiências, melhores práticas e conhecimentos e da capacitação na área de governança eletrônica.

A SOFTSUL foi convidada a integrar esta comitiva e, oportunamente apresentará suas demandas e áreas de interesse, estendendo o convite às empresas filiadas à Associação.

Com base nas demandas apresentadas pelas empresas e entidades gaúchas integrantes da missão, será acordada uma agenda com as instituições estonianas relevantes para a promoção de negócios.

A SICT encaminhará às instituições e empresas interessadas em participar da missão, informações sobre o setor de TI estoniano, incluindo as tecnologias desenvolvidas na Estônia para governo e negócios e as respectivas empresas.

Sobre a missão governamental e empresarial à república da Estônia

Data: a definir, entre 04 e 15 de Novembro

Potenciais parceiros para missão: empresários do setor de TIC, startups, parques tecnológicos e incubadoras, instituições e entidades setoriais, secretarias de Estado, prefeituras municipais, legislativo e judiciário estadual, ministério público estadual.

Potenciais áreas de cooperação tecnológica (e-solutions):

  1. e-governance
  2. consultoria de negócios
  3. digitalização industrial
  4. segurança
  5. serviços de mobilidade e transporte inteligentes
  6. serviços de certificação estratégica
  7. educação
  8. saúde

Principais áreas de especialização das startups estonianas:

  1. Software e serviços para negócios e RH
  2. Adtech e Creative Tech
  3. Fintech
  4. Healthtech
  5. Cleantech
  6. Agtech e Foodtech
  7. Smart Devices e produtos de consumo
  8. Manufatura avançada
  9. Comunicações
  10. Cybertech
  11. Deeptech e Spacetech
  12. Edtech
  13. Gaming
  14. Proptech e Construção
  15. Transporte e Logística
  16. Traveltech

Para maiores informações sobre soluções tecnológicas, empresas e startups estonianas, acesse: https://e-estoniax.com/; https://its-estonia.com/en/its-estonia-en/;

https://itl.ee/estonian_ict_cluster  e https://www.startupestonia.ee/en .

× Fale conosco