SOFTSUL formaliza acordo com o PoloSul.org para fortalecer o setor de TI no interior do Estado

Daniel Di Domênico, presidente do PoloSul.org e José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL

Nesta quinta-feira, 28 de setembro, a SOFTSUL assinou termo de cooperação institucional com o Polo de Exportação de Software do Planalto Médio (PoloSul.org) que atua com o APLTec (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da região norte do Estado). As entidades trabalham para a governança das empresas de TIC em 18 cidades, envolvendo mais de 300 empresas e 3.200 profissionais do setor. “No dia de hoje, celebramos o resultado de uma construção feita ao longo de meses para alcançar a elaboração de um programa de trabalho conjunto. Queremos estreitar cada vez mais a colaboração entre as entidades, para potencializar resultados para todos os associados”, comentou José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL.

Para o presidente do PoloSul.org, Daniel Di Domenico, não apenas as empresas associadas se beneficiarão, mas todo o setor de TI do Estado crescerá e alcançará ainda melhores resultados. O gestor do APLTec, Ari Cover, complementou: “As empresas intensificarão as trocas, fomentando tanto parcerias entre elas quanto novos negócios para fora do Estado”.

As ações conjuntas previstas englobam três esferas principais: internacionalização, inovação e incremento da competitividade no setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Em breve, serão formatados projetos estratégicos de apoio às empresas para o acesso a linhas de financiamento, participação em eventos nacionais e internacionais e ofertas inéditas de capacitação. A partir de agora, os filiados à SOFTSUL acessarão os mesmos benefícios concedidos aos associados do PoloSul.org. Do mesmo modo, as empresas conectadas ao PoloSul.org desfrutarão das facilidades ofertadas pela Associação. Um exemplo disso é o acesso à Rede SOFTEX.

Inúmeras autoridades prestigiaram o evento. Pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sandra Schafer, diretora de fomento e exportação, e Maria Paula Merlotti, coordenadora da assessoria técnica, também representante do Governo do Estado no Conselho de Administração da SOFTSUL; pela Câmara Municipal de Porto Alegre, compareceu o vereador Valter Nagelstein, também presidente da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação; representando o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET), os conselheiros Eduardo Giugliani (PUCRS/Tecnopuc) e Sady Jaques, coordenador geral da Associação de Software Livre.org. Ainda em nível governamental, participou Carlos Eduardo Silva, secretário do desenvolvimento de Passo Fundo. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi representado por Aline Mota, gerente adjunta de operações industriais.  Pela SUCESU-RS (Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS), participou Maria Luiza Falsarella Malvezzi, que também faz parte do Conselho de Conselho de Administração da SOFTSUL, bem como Osmar Pedroso, Diretor da Softdesign e coordenador do Conselho Empresarial da SOFTSUL.

A SOFTSUL registrou ainda as presenças de Jean Carlo Santos, diretor presidente da Datacentrics; Alfredo Bandeira Bohn, diretor da L2 Sistemas de Informação, empresas filiadas que integram o Conselho Empresarial da SOFTSUL e Luis Carlos Zanella, da empresa SPLORA, de Passo Fundo.

× Fale conosco