SOFTSUL participou do Lançamento do Inova RS

A SOFTSUL representada por sua Diretora de Operações, Adriana Martins, esteve presente no lançamento do Programa Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), no dia 22/agosto/2019, no Palácio Piratini. A finalidade do programa é incluir o RS no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas com os setores empresarial, acadêmico e governamental.

Governo do RS lança programa de inovação

O objetivo é promover articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade em oito regiões.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) lançou nesta quinta-feira, 22, o Inova RS, programa que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação.

O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento.

Elaborado pela SICT, em parceria com representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e setor empresarial de diferentes regiões, o Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional.

Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

“Sabemos que essa é uma alternativa viável para a retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul: investir em conhecimento para gerar riqueza, como fazem os países mais desenvolvidos. Estamos unindo esforços, trabalhando em conjunto, para que isso ocorra em todas as áreas”, destaca Lamb.

Para o primeiro ano de atuação da rede que compõe o Inova RS está prevista a entrega da metodologia construída para qualificar os atores envolvidos em todas as regiões e o lançamento da mesa de projetos regionais inovadores.

De acordo com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, o projeto também prevê o lançamento de editais e oferta de bolsas para três executivos técnicos do Inova RS em cada região do programa.

O programa gaúcho é inspirado no Pacto Alegre, mobilização da capital gaúcha iniciada por PUC-RS, Unisinos e UFRGS com o objetivo de agitar o cenário de inovação e gerar desenvolvimento para a cidade.

Luís Lamb, atual secretário do governo, atuava anteriormente como pró-reitor de pesquisa da UFRGS e estava diretamente envolvido na coordenação do Pacto Alegre.

O grupo de voluntários envolvidos na criação do Inova RS também tem nomes que coordenam o Pacto Alegre, como Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS; Alsones Balestrin, pró-reitor de Inovação da Unisinos e Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS.

A partir do lançamento do Inova RS, serão realizados eventos nas oito regiões do projeto para iniciar o mapeamento dos ecossistemas e montagem de comissões para coordenar as ações locais.

Fonte: Júlia Merker, Repórter no Baguete Diário

 

× Fale conosco