SOFTSUL realiza Meeting com o BNDES

Filiados conheceram o BNDES Soluções Tecnológicas, financiamento destinado às empresas inovadoras

Na terça-feira, dia 25 de outubro, a SOFTSUL proporcionou às empresas filiadas um encontro com o técnico do BNDES Raphael Azeredo. Na ocasião, foram apresentados os pré-requisitos e condições de financiamento às empresas e instituições que desejam adquirir soluções para inovar em seus produtos e processos. O BNDES Soluções Tecnológicas atua tanto no financiamento, disponibilizando os recursos financeiros necessários à aquisição de soluções, como representa um canal de comunicação entre a oferta e a demanda por tecnologias no país.

O BNDES Soluções Tecnológicas apoia a etapa de comercialização de tecnologias/know-how já disponíveis para aplicação, mas que muitas vezes são subutilizadas pelo mercado, por desconhecimento ou por falta de financiamento adequado. Os recursos podem ser obtidos por pequenas, médias e grandes empresas com taxas de juros de TJLP + 1.6% até 2.0% ao ano – mais o spread do agente financeiro, com condições atrativas e diferenciadas. Além do financiamento ao serviço de aplicação da tecnologia – a ser prestado por mão-de-obra especializada, e obrigatória para efetivar o fornecimento de qualquer solução, poderão ser financiados, se necessários: testes, ensaios, certificações, modificações de layout para melhoria do processo organizacional e treinamentos para o usuário final da tecnologia.

Segundo o técnico do BNDES, a conceituação de solução tecnológica deve atender 3 pré-requisitos: a tecnologia/know-how deve estar disponível para aplicação imediata, customização (para implementação na fase final e licenciamento de software, por exemplo) e autonomia. Atuando na área de operações indiretas do BNDES, Raphael Azeredo explica que todos os processos passam por uma criteriosa avaliação do fornecedor e equipe para diagnosticar a complexidade técnica, o grau e qual a prontidão de entrega para o mercado. “Há um filtro para minimizar danos para o mercado que tenham a chancela do BNDES, sendo que os contratos e as transações são apenas offline”, entre fornecedor e cliente.

A SOFTSUL atua com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas, apoiando as suas filiadas na elaboração de projetos com soluções inovadoras e foco nas melhores práticas, visando a qualidade de seus produtos e serviços relacionados ao setor de software.

Empresas interessadas podem entrar em contato com a SOFTSUL para maiores informações ou acessar o portal do BNDES que está disponível para consulta do que já existe em soluções tecnológicas a serem financiadas.  

Informações complementares:

Qual é o prazo do financiamento?

O prazo máximo de pagamento é de 5 anos, incluídos 2 anos de prazo máximo de carência. Ambos são definidos pela instituição financeira em função da capacidade de pagamento do cliente e do grupo econômico ao qual pertença.

Qual é a participação máxima do BNDES?

A participação máxima do BNDES representa a participação dos recursos do financiamento em relação ao valor total da solução tecnológica financiada, sendo: 80% para as MPMEs; e 70% para média-grande e grandes empresas (empresas ou grupo econômico com faturamento anual superior a R$ 90 milhões). Não há valores mínimos para o financiamento. Porém, as operações de valor superior a R$20 milhões serão submetidas à avaliação e ao enquadramento pelo BNDES.

Para utilizar o financiamento, a empresa interessada deverá procurar a solução que deseja incorporar a seus produtos/processos no Portal do BNDES Soluções Tecnológicas (www.bndes.gov.br/solucoestecnologicas). Nele, há uma vitrine virtual que relaciona todas as soluções já credenciadas e disponíveis para financiamento. Através deste Portal, compradores e demais interessados no mercado de soluções tecnológicas podem navegar e conhecer as soluções existentes nas mais diversas áreas do conhecimento e disponíveis para aplicação nos mais diferentes setores da economia.

Download da Apresentação:

bndes-solucoes-tecnologicas-lancamento-do-portal

× Fale conosco