SOFTSUL reuniu empresários locais para divulgar recursos internacionais de fomento à inovação tecnológica

A SOFTSUL realizou no último dia 24 de agosto, mais uma edição do Panorama SOFTSUL. O encontro reuniu filiados, diretores de empresas de TI e outros profissionais interessados na formação de consórcios para obtenção de fundos internacionais de fomento à inovação tecnológica.

Na ocasião foi apresentado o Fundo Horizonte 2020, o qual disponibilizará no período de 7 anos, de 2014 a 2020, recursos na ordem de 80 bilhões de euros. Foram esclarecidos os passos e apresentadas as diversas chamadas públicas abertas até o final de 2017.

O objetivo da divulgação dos editais e recursos internacionais foi mostrar às empresas como participar de projetos para a obtenção desses fundos, formar consórcios internacionais e abordar todos os detalhes que possam auxiliar as empresas, na submissão de projetos de inovação colaborativa internacional.

A sessão foi movimentada com a intensa participação e consultas sobre a aderência de projetos aos editais atualmente abertos e de imediato se verificou que muitos projetos podem ser submetidos, sendo que três empresas participantes demonstraram interesse em aderir aos consórcios que a SOFTSUL auxiliará na constituição com a indicação de parceiros europeus.

Segundo José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software) e vice-presidente da BraFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira, “tão ou mais importante que os recursos possivelmente obtidos, numa chamada pública do Horizonte 2020 é o fato da concepção coletiva, por atores de diferentes países, do produto final que será criado, pois já nasce internacionalizado, preparado para diferentes mercados”.

A BraFIP faz parte de um movimento internacional de Plataformas Tecnológicas que visa a construção de parcerias entre organizações de diversos países latino-americanos e europeus, para a execução de projetos de inovação tecnológica de naturezas diversas, que demandem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Todos os meses, a SOFTSUL realiza o evento Panorama com palestras temáticas. Mais que palestras tratam-se de um espaço de debate entre empresas filiadas e profissionais interessados em elevar o patamar de competitividade através da inovação, qualidade e oportunidades de negócios no Brasil e no exterior.

Download da palestra:

H2020 E A PLATAFORMA TECNOLOGICA BRASILEIRA – BRAFIP (24-AGOSTO-2016)

× Fale conosco