Soluções da Elipse na Elektro

Elipse Power e Elipse Plant Manager auxiliam uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil a atender, de forma mais otimizada, mais de 6 milhões de consumidores do Estado de São Paulo.

Sediada na cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, a Elektro é considerada uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, atendendo 228 cidades, sendo 223 em São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, o que corresponde a mais de 6 milhões de pessoas. Sempre focada em distribuir energia elétrica com muita qualidade e segurança, a empresa vem utilizando as soluções da Elipse Software, empresa filiada à SOFTSUL.

Com o Elipse Power, os operadores conseguem supervisionar e operar toda a rede de distribuição da Elektro por meio de telas customizadas. Para cada uma das subestações ou equipamentos de campo é atribuído um posto de operação. Cada um destes postos é responsável por operar e tratar os alarmes e eventos relacionados àquele conjunto de equipamentos e/ou subestações. Esta atribuição é dinâmica, podendo mudar conforme o número de operadores ativos ou em uma situação de contingência.

O software utiliza o conceito de Domínio. Este inclui, em um único ambiente, a definição das múltiplas bases de dados (projetos) que devem ser executados nos servidores, com a possibilidade de executar vários projetos em cada um deles. Também é possível incluir, apagar ou modificar projetos durante a execução sem afetar as outras partes do Domínio que estejam rodando.

No caso da Elektro, esta característica permite que cada SE seja um projeto independente, utilizado tanto no PO local – que opera a subestação em caso de contingência – quanto no centro de controle. Por se tratar do mesmo projeto, economiza-se tempo de engenharia e comissionamento, já que essa tarefa é executada apenas uma vez para ambos os sistemas, enquanto que, em softwares SCADA tradicionais, a execução destas tarefas gera um retrabalho inevitável.

Já Elipse Plant Manager (EPM) permite que as equipes de manutenção, pré-operação, operação e pós-operação possam monitorar, avaliar e gerenciar, de forma ágil e contextualizada, o processo de distribuição e a condição do próprio sistema de automação via a análise das informações de desempenho. Para isto, o software disponibiliza uma série de telas e relatórios.

Com o EPM, é possível analisar, por exemplo, a carga existente junto aos alimentadores em horários específicos ou pontuais e, assim, identificar possíveis ameaças de sobrecarga. De posse destas informações, os operadores podem inclusive executar manobras de transferências de carga entre os alimentadores no intuito de distribuí-las de forma mais uniforme e controlada na rede.

A plataforma permite também monitorar há quanto tempo os disjuntores da rede estão inativos e, com isso, identificar a necessidade ou não de encaminhá-los à manutenção. Dessa forma, o EPM é o sistema de disponibilização de dados históricos para usuários de todos os níveis do processo que vão desde os operadores até os profissionais de manutenção, gerência e supervisão. Mais informações no case.

Fonte: Augusto Ribeiro Mendes Filho – Assessor de Comunicação da Elipse Software
× Fale conosco