Soluções de TIC do Estado são reconhecidas em âmbito nacional e internacional

Projetos desenvolvidos no Estado são finalistas em várias premiações

Durante o mês de novembro, o Rio Grande do Sul recebeu 4 indicações a prêmios pela excelência das soluções que desenvolve, em benefício do cidadão gaúcho. Um deles é em nível internacional, caso do Prêmio Gartner, e outros três são em âmbito nacional e regional, respectivamente, o Prêmio e_Gov – do Secop, o Prêmio IT MÍDIA e o Prêmio SUCESU-RS.

Tendo indicado os projetos Gestão e Estatística em Segurança Pública (GESeg) e a Plataforma Unificada de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (rs.gov.br), o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério da Economia.

Trata-se do prêmio mais importante no país na área de TIC, e tem por objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na esfera federal, estadual e municipal, assim como divulgar as iniciativas que modernizam a gestão pública.

Também com grande prestígio nacional, a premiação da IT Mídia colocou o Estado Gaúcho no seleto grupo dos 100+ Inovadores no Uso de TI em 2021, a partir do projeto GESeg. Para elaborar o ranking, a comissão organizadora do prêmio avaliou o cenário de inovação das empresas brasileiras, observando aspectos como cultura e a adoção de tecnologias como cloud computing, analytics, inteligência artificial e segurança da informação.

Maior Premiação Internacional

Considerado por especialistas como o “oscar da tecnologia”, no cenário internacional, o Prêmio Gartner representa o grau máximo em se tratando de reconhecimento. Este ano a América Latina teve um único representante no disputadíssimo Prêmio Eyes on Innovation Awards, que reconhece aqueles governos que façam uso de tecnologias emergentes, como ciência de dados e inteligência artificial. Mais uma vez, o Sistema GESeg foi decisivo para que o governo gaúcho chegasse à grande final do prêmio.

Por fim, o governo do Estado, através da Procergs, foi agraciado também com a indicação ao Prêmio Sucesu-RS, iniciativa que busca homenagear personalidades, empresas e entidades que constroem a história da TI no Rio Grande do Sul. A Companhia concorre em duas categorias: CIO do Ano e Empresa Inovadora em TIC.

“Nossa administração sempre colocou entre seus objetivos estratégicos a qualificação na prestação dos serviços à sociedade por meio da digitalização e desburocratização dos processos. Participar, como finalista, nestas premiações é um sinal de que estamos conseguindo, com diretrizes de gestão claras e resiliência de propósito, atingir estes objetivos”, observa o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

“Trabalhamos sob a clara diretriz de estabelecer um governo digital, mais simples e menos burocrático, que esteja disponível na palma da mão de todos os gaúchos. Já oferecemos mais de 300 serviços estaduais digitais, em um movimento com o propósito de ressignificar a relação do Estado com o cidadão”, afirma o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

“É motivo de muita satisfação a participação do sistema GESeg como finalista de prêmios que reconhecem as boas práticas no uso da tecnologia pela administração estatal. Aguardamos o resultado do Prêmio Gartner, algo como o Oscar da tecnologia aplicada à gestão pública em todo o mundo, no qual é o único representante da América Latina. Agora, a presença entre os finalistas do Secop consolida nacionalmente o acerto do RS Seguro em estabelecer a inteligência como uma de nossas premissas. E a parceria com a PROCERGS para desenvolvimento do sistema GESeg é fundamental para a redução que temos alcançado nos indicadores criminais”, conclui o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Fonte: PROCERGS

 

× Fale conosco