SPHINX Brasil: Onde está a inteligência da análise de dados?

Artigo

Por Fernando Kuhn Andriotti e Ricardo Simm Costa, diretores da SPHINX Brasil*

Em um processo de análise de dados é comum utilizarmos a palavra inteligência. Acreditamos aqui na SPHINX Brasil (www.sphinxbrasil.com), que a inteligência está em diversas etapas deste processo.

Primeiro, a análise de dados bem feita é dependente de um instrumento de coleta que tenha sido bem pensado e testado, e ainda assim corre-se o risco de não termos exatamente tudo que foi planejado, encomendado. Temos também a questão do público entrevistado (amostragem), a forma de coletar esses dados (instrumentos de coleta) e os controles de consistência – as quais já abordamos em outras oportunidades.

Segundo, um processo que exige atenção e dedicação é justamente uma etapa anterior à realização em si do relatório, das análises, que é a preparação desses dados. Entendemos que esta etapa envolve a observação da estruturação do instrumento e como os dados coletados precisam ser tratados/preparados antes de realizar cruzamentos e testes estatísticos – existem “n” informações que estão lá, já prontas e coletadas, mas de certa forma ocultas do analista, esperando um processo de transformação que lance luz sobre elas. Ainda, nem todas as variáveis do instrumento permitem a aplicação de determinados testes estatísticos, pois há requisitos na aplicação de qualquer teste que precisam ser verificadas.

Por fim, no processo de análise, devemos imaginar que não existe apenas uma única forma de mostrar o resultado de um processo de análise, mas sim um output para cada público, um output para cada parte da pesquisa, ou, ainda, um output para cada momento de debate. Nem sempre é produtivo mostrar tudo de uma única vez, pois as perguntas vão surgindo a partir do debate gerado em uma primeira apresentação. Homogeneizar um relatório é de forma voluntária ou não, desconsiderar parte das informações – quem sabe até mesmo privar o gestor de ter algum tipo de insight adicional. O analista deve permitir que o leitor interessado compreenda o que está sendo exposto de forma clara, e também cuidar para não cercear esta compreensão mais ampla.

A SPHINX Brasil*  é uma empresa filiada à SOFTSUL, desde 22/fevereiro/2006.

× Fale conosco