SUCESU-RS firma convênio com parques tecnológicos de universidades do RS

A SUCESU-RS firmou convênio de cooperação e intercâmbio tecnológico com os Parques Tecnológicos das universidades PUCRS, Unisinos, UFRGS e Feevale.  A parceria foi articulada pela direção da SUCESU-RS por meio da Vice-Presidência de Treinamento e Ensino e visa fortalecer ações que já são realizadas entre as instituições e gerar novos projetos. “Era um sonho antigo da SUCESU-RS formalizar a relação das Universidades e Parques tecnológicos. Entendemos que isso será uma porta aberta para facilitar novas demandas. O grande valor desse convênio é estar no hall de entidades reconhecidas pelos parques para desenvolver mais facilmente determinadas ações”, afirma Eduardo Hahn, Presidente da SUCESU-RS.

Rafael Prikladnicki, VP de Treinamento e Ensino, destacou que a SUCESU-RS tem um histórico de relacionamento com as universidades bastante relevante. “O que fizemos foi estruturar isso por meio de um convênio. Temos um potencial enorme de gerar conteúdo qualificado da SUCESU-RS para as universidades e os ambientes de inovação”, ressaltou. O convênio é uma das ultimas ações da atual direção da entidade, que encerra seu mandato em 31 de dezembro.

Entre os representantes das Universidades que assinaram o convênio, Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, falou sobre a importância do ato. “A SUCESU-RS é uma entidade extremamente representativa e essa iniciativa de aproximação com os parques tecnológicos da região, incluindo a PUCRS, é muito louvável. Temos todos a ganhar, os ecossistemas de inovação, as universidades, a SUCESU-RS e seus associados”.

Para Carlos Alberto Mendes Moraes, Decano da Escola Politécnica da Unisinos, esse tipo de parceria é importante no sentido de desenvolver novas tecnologias, já que a SUCESU-RS trabalha para levar isso para a sociedade. “Queremos realmente consolidar essa parceira para que o que está sendo desenvolvido no parque chegue até as pessoas”, disse.

Cleber Prodanov, Pró-reitor de Inovação Feevale, também exaltou a relevância do convênio. “É sempre importante ter uma entidade que representa um conjunto e que possamos ter um diálogo, melhorando a formação das pessoas e a relação delas com o mercado de trabalho e articulando melhor com os usuários”.

Raquel Santos Mauler, Secretária de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, representou  Flavio Vagner, Diretor do Parque Tecnológico da UFRGS, e falou de sua expectativa. “Esperamos que isso seja o início de varias ações que possam cooperar, seja com a SUCESU-RS, seja entre os parques tecnológicos, e que essa parceria traga muitos frutos”, celebrou.

Sobre a SUCESU-RS (
www.sucesurs.org.br)

A SUCESU-RS — Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS — faz parte de uma rede nacional que constitui a única entidade que cuida exclusivamente dos interesses dos usuários corporativos de TIC (Informática e Telecomunicações). Completou, em 2015, 47 anos de história, sendo uma das primeiras entidades do estado e pioneira no setor de TI.

× Fale conosco