Tecnopuc é eleito o Melhor Parque Científico e Tecnológico do País

É a terceira vez que o Parque recebe o reconhecimento da Anprotec

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) foi eleito o Melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil. O reconhecimento, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), foi anunciado nesta quinta-feira, 8 de dezembro, em Brasília, durante a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Esta é a terceira vez que o Tecnopuc recebe o reconhecimento. Também foi premiado em 2009 e 2004. A Cliever, empresa graduada pela Incubadora Raiar da PUCRS, também foi premiada e está entre as melhores empresas graduadas do Brasil.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, entende que “o prêmio reconhece um esforço conjunto do Tecnopuc e da PUCRS em desenvolver mecanismos que propiciem a inovação e o desenvolvimento, a geração de empresas e pelo empenho em criar um ecossistema de empreendedorismo inovador”, considera.

Com 120 organizações instaladas e mais de 6,5 mil empregos gerados, o Tecnopuc oferece programas e serviços que acompanham os primeiros passos de um negócio até a sua consolidação, como o Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios, o processo de incubação e de pós-incubação. Recentemente, o Tecnopuc também inaugurou o Condomínio Inovapucrs, que completa o ciclo de formação de empresas, consolidando a capacidade dos empreendimentos e preparando-os para a introdução efetiva da inovação tecnológica.

Além disso, as ações do Parque trazem resultados para a cidade e região onde está inserido. Exemplo disso é o protagonismo da PUCRS, através do Tecnopuc, na consolidação de um projeto efetivo para o 4º distrito de Porto Alegre. Ações de internacionalização (oito empresas do Tecnopuc estiveram em missões de negócio no Canadá, Portugal, Itália, entre outros países) e de interação entre as empresas instaladas também foram determinantes para a conquista do Prêmio.

Esta é a 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, que reconhece e prestigia anualmente projetos, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas graduadas e incubadas que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento.

Mais sobre o Tecnopuc

O Tecnopuc, que soma 13 anos de atuação, tornou-se um vetor do desenvolvimento regional e estadual, atraindo grandes empresas e fomentando a geração de startups por meio de diversos programas e serviços. Também estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Muito além do número de empresas e empregos gerados, o Tecnopuc tornou-se referência na América Latina como Parque Científico e Tecnológico moderno e focado em transformar pesquisas em negócios. Grandes players internacionais do mercado cooperaram para este cenário. Gigantes da área de TI como HP e HPE, concentram no Tecnopuc seus centros de pesquisa e desenvolvimento. Atentos a esta realidade, outros players mundiais, como Microsoft, Accenture, e ThoughtWorks, além de grandes empresas nacionais, como DBServer e Globo.com, foram atraídos.

Muitas startups foram criadas a partir desse movimento e, percebendo a oportunidade de estar ao lado de grandes, instalaram-se no Tecnopuc, contribuindo para a consolidação desse habitat de inovação. Diversas empresas de médio e pequeno portes, entidades da área de inovação e tecnologia, como a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), o Project Management Institute (PMI) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e centros de pesquisa da Universidade e do Governo Federal completam o variado ecossistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tecnopuc

× Fale conosco