Transformar projetos em startups foi tema do SOFTSUL!talks, com Fábio Rios

Fábio Rios, sócio e CEO da empresa Plugar Data Intelligence, foi o convidado da edição de julho do SOFTSUL!talks, promovido no dia 31 pela SOFTSUL no Dado Pub Moinhos. A Plugar é empresa filiada à SOFTSUL, sendo Fábio Rios integrante do Conselho Empresarial da Associação.

Em sua abordagem, ele falou sobre como transformar spin off’s de projetos em startups, atualmente uma estratégia bastante usada. No mercado da tecnologia, Spin Off designa novos negócios que desenvolvam produtos ou serviços a partir de pesquisas e ideias criadas na empresa-mãe. O objetivo mais comum para adotar este tipo de estratégia é investir em novos mercados ou oportunidades, sem que a empresa-mãe perca o foco em suas principais competências.

Dialogando com o público presente sobre a experiência da Plugar, Fábio Rios destacou um ponto importante: a difusão da internet e da comunicação no mundo. “É fato que a internet acelerou o ciclo dos negócios, possibilitando grandes saltos para as organizações. Hoje em dia buscamos novos produtos e projetos, visando escalar novos mercados e encontrar soluções. Tirar uma empresa do papel por uma boa tese não é tão simples como parece. Para identificar oportunidades e alcançar resultados, é preciso muito foco”, afirmou.

O evento reuniu empresários e empreendedores do setor. Ao longo do debate, Fábio contou sobre as suas experiências profissionais e sobre a forma de atuação da Plugar. Ele também comentou sobre o mercado atual. “Quando se resolve fazer algum movimento, é preciso saber que isso trará impactos, que podem ser positivos ou negativos. O desafio é equacionar todos os pontos, a gestão de pessoas e de capital. O fenômeno de startups, spin off’s e surgimentos de empresas seguirá adiante, ainda mais com a transformação e evolução digital que se tem hoje”, concluiu.

No dia 30 de agosto será o próximo SOFTSUL!talks, é um evento mensal promovido pela SOFTSUL que acontece em formato de happy hour, associando descontração, conhecimento, networking e negócios.

× Fale conosco