UFRGS sedia III Encontro Cidades e Universidades

Evento destaca protagonismo da arte e da cultura no desenvolvimento regional do Mercosul e na integração das cidades

Com ideia de fomentar a participação das cidades no processo de integração regional do Mercosul e colaborar com a consolidação de um bloco transnacional mais justo e cidadão, ocorre de 11 a 13 de abril, na UFRGS, o III Encontro Cidades e Universidades. O evento tem promoção da Associação de Universidades Grupo Montevideo em parceria com a Rede Mercocidades.

A programação sustenta a arte e a cultura como esferas essenciais ao pleno desenvolvimento regional do Mercosul, sendo os tempos e espaços das trocas culturais momentos de excelência na constituição de um modo de ser estritamente comprometido com o respeito à diversidade e aos direitos culturais, elementos essenciais à experiência democrática e o desenvolvimento sustentável.

São três eixos de discussão: Descobrindo as UniverCidades; Percursos pela Cidade; e Expressões pela Cidade. Parte das ações estará destinada aos integrantes do Grupo de Cultura, estruturado a partir dos representantes das universidades associadas, enquanto outras ações serão abertas a todos participantes e a comunidade local.

A abertura oficial do encontro será dia 11 de abril, às 18h30, na Sala II do Salão de Atos, e terá conferência de Lidia Brito, diretora da Oficina Regional de Ciência da UNESCO para América Latina e Caribe.

Ao longo da terça-feira, 12 de abril, ocorrem as sessões paralelas, para apresenta e avaliar experiências e sistemas de cooperação e vinculação tecnológica entre governos locais e o sistema universitário. Os temas em debates serão: Desenvolvimento Local Planejamento Territorial Meio Ambiente e Gestão de Risco; Inclusão Social; Governo Digital; e Desenvolvimento Cultural Arte, Cultura e Espaço Público Acervos e Projectos – arte e cidade. Haverá também mostra e apresentação de pôsteres.

As sessões paralelas seguem na manhã da quarta-feira, dia 13 de abril, data em que, à tarde, será realizado também o painel “Observatório Urbano de Transferência e Inovações Tecnológico-sociais”, no Museu da UFRGS.

Com extensa programação, o público pode participar de atividades como videoinstalação, exposições, ciclos de filmes, percurso fotográfico em pontos de Porto Alegre, grupos de trabalho para reflexão do uso de espaços das cidades, intervenções artísticas e cênicas, espetáculo de teatro e mostra de gravuras.

A programação completa e informações sobre inscrição no site do evento. || www.ufrgs.br/cidadeseuniversidades/

× Fale conosco