UFRGS tem professoras destacadas no Prêmio CT&I de Porto Alegre

Maria Helena Steffani, diretora do Planetário entre 2002 e 2017, Ingrid Porto, do Instituto de Informática, e Lavinia Schüler Faccini, do Instituto de Biociências, serão homenageadas nesta terça-feira

A ex-diretora do Planetário da UFRGS Maria Helena Steffani e a docente no Instituto de Informática Ingrid Porto serão premiadas na categoria especial do Prêmio CT&I do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET) da Prefeitura de Porto Alegre. A professora do Instituto de Biociências Lavinia Schüler Faccini foi destacada na categoria Profissional, no mesmo prêmio O evento será realizado nesta terça-feira, dia 6 de junho, a partir das 19h, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS – Campus Centro.

Professora aposentada do Instituto de Física da UFRGS, Maria Helena Steffani foi diretora do Planetário por 15 anos, de 2002 ao começo deste ano. A premiação se dará em reconhecimento à trajetória profissional e os importantes serviços prestados à comunidade local, estadual e nacional na formação de professores de ciência, em especial na área da Física, além de programas, projetos e atividades de qualificação, difusão e popularização de ciência e tecnologia, em seu caráter multidisciplinar, demonstrando um perfil diferenciado e inovador desde o início de sua vida acadêmica.

Professora titular da UFRGS, Ingrid Porto dirige o Centro de Empreendedorismo em Informática (CEI), que abriga incubação de empresas e ações de empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, também coordena a Rede de Incubadoras Tecnológicas da UFRGS (Reintec) e é membro da Diretoria Executiva do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. No biênio 2012/2013, foi Presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos.

Lavinia Schüler Faccini é professora Titular da Universidade, no Instituto de Biociências, onde exerceu a função de vice-diretora enter 2013 e 2017. Lavinia tem experiência na área de Genética Medica Populacional e em Teratogênese e coordena o Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos com sede em Porto Alegre, desde 1990. Formada em Medicina na UFRGS, a professora presidiu da Sociedade Brasileira de Genética Médica, no período 2012-201 e é atual presidente da Rede Latino-Americana de Genética Humana (RELAGH), 2016-2018.

A premiação marca a abertura da 10ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Porto Alegre. Também anunciados como premiadas, na categoria Categoria Instituições Públicas, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), na Categoria Organizações Privadas, a Cliever Indústria e Comércio de Produtos Tecnológicos S/A, e na Categoria Homenagem Especial, a representante da SBPC no RS Rita Maria Sílvia Carnevale (SBPC-RS).

A SOFTSUL integra o COMCET desde o início de suas atividades.

Fonte: UFRGS/COMCET

× Fale conosco