A SOFTSUL apoia o Programa de Residência em TIC 55 – Apoio à recuperação do Rio Grande do Sul

Iniciativa é uma parceria entre Unisinos, MCTI, Brisa e Softex

O Programa é fruto da união de esforços da UNISINOS, TECNOSINOS, BRISA e SOFTEX, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, conforme pode ser visto no site oficial: https://residenciaemtic.unisinos.br/

O público-alvo são graduados ou graduandos em cursos das áreas de ciências exatas, formados no ensino médio ou em cursos técnicos de nível médio. O objetivo principal é formar profissionais qualificados em computação avançada, para atender às demandas do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de contribuir efetivamente na recuperação das cidades gaúchas, fortemente atingidas pelas enchentes em 2024.

Ao  todo estão previstos seis editais de inscrições em 2025, no âmbito das cidades de São Leopoldo, Porto Alegre, Eldorado do Sul e demais cidades afetadas, relacionadas em cada edital publicado no site oficial. Em cada edital, na etapa de Nivelamento do Programa, 250 alunos selecionados participam de aulas 100% online sobre computação básica, com o apoio de professores e monitores, sob uma coordenação local. Depois, os 50 alunos melhor avaliados em cada edital avançam para a etapa de Imersão, em que poderão contar com notebook e uma bolsa de R$1.800,00 mensais durante 6 meses, para resolver problemas reais de empresas parceiras do programa, com o apoio de professores orientadores, também sob uma coordenação local.

Para os residentes, ao longo do Programa será proporcionado o desenvolvimento de habilidades práticas e de soft skills altamente valorizadas no mercado de trabalho, que podem impulsionar carreiras em tecnologia e impactar a produtividade e o desenvolvimento regional e local, reforçando a missão e o papel da UNISINOS na sociedade gaúcha e no país. Será oferecida uma formação aprofundada em TIC, integralizando conteúdos altamente relevantes e proporcionando aprendizado teórico-prático, inovação e empreendedorismo. Ainda, os residentes poderão contar com um conjunto de benefícios tangíveis e intangíveis ao longo do programa, com o suporte de professores e toda a estrutura da UNISINOS, em São Leopoldo e Porto Alegre.

Para as empresas parceiras, que se unirem aos esforços de recuperação do Rio Grande do Sul, o Programa permitirá conexão e o acesso aos futuros profissionais qualificados e prontos para atuação no mercado de tecnologia, além do desenvolvimento de soluções para problemas reais, que podem levar à inovação e criação de novos produtos e serviços, adaptados às necessidades do mercado local. Essas empresas não terão custos nem encargos financeiros, podendo designar um representante para acompanhar as atividades técnicas e participar das avaliações (parcial e final) do projeto aplicado desses residentes.

O programa também conta com o apoio do TECNOSINOS na etapa de Imersão, reconhecido por seu papel de conexão e de fomento à pesquisa e desenvolvimento, criando um ambiente favorável para transformar ideias em inovações tecnológicas e sociais. Especialmente, neste contexto de recuperação do RS pós-enchentes, o TECNOSINOS atuará como um hub de conhecimento, conectando empresas parceiras a talentos formados pelo programa Residência em TIC, fortalecendo o ecossistema de inovação local, nas cidades previstas no Programa.

Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas e para manifestação de interesse em se tornar uma empresa parceira, entrem em contato com a equipe do programa, na UNISINOS:

Eliara dos Santos Fraga – eliarasf@unisinos.br

Coordenação Local da Residência em TIC em Porto Alegre, Alvorada e Viamão.

Júlio César de Lima – juliolima4351@unisinos.br

Coordenação Local da Residência em TIC em Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Guaíba, Charqueadas, Tapes, Butiá, Mariana Pimentel e Porto Alegre.

Mauricio dos Santos Ferreira – msferreira@unisinos.br

Coordenação Local da Residência em TIC em São Leopoldo Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Portão, Montenegro, Triunfo, Capela de Santana, Lajeado, Estrela, São Sebastião do Caí, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Marquês de Souza, Pareci Novo, Cruzeiro do Sul, São Jerônimo, Relvado e Porto Alegre.

Josiane Brietzke Porto – josibrietzke@unisinos.br

Gerente de Lato Senso e Curta Duração Responsável pelo Programa Residência em TIC na UNISINOS.

Fonte: UNISINOS