CaféTech Softsul abordou Internet das Coisas e Inteligência Artificial na Saúde

O CaféTech SOFTSUL, foi realizado na UNISINOS Porto Alegre, na manhã do dia 14 de novembro, tratando do tema: Revolucionando a Saúde com a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial pelo Prof. Dr. Cristiano André da Costa. 

Na oportunidade, o Prof. Cristiano falou sobre os avanços tecnológicos em prol da saúde, as tendências do mercado e a gama de possibilidades oferecidas pela tecnologia. 

Como contribuições da IA para a medicina foram destacadas, entre outras, a agilidade do monitoramento dos pacientes, a facilidade no compartilhamento de dados e o maior acesso às informações sobre saúde.

A Internet das Coisas na Saúde (IoHT) possibilita melhorar a saúde das pessoas através de dispositivos interconectados com capacidade de comunicação e processamento de dados. 

O Prof. Cristiano comentou as múltiplas funções oferecidas pelo smartphone e smartwatch para a medição dos sinais de eletrocardiograma e ultrassonografia ou monitoramento da pressão arterial, a medição da temperatura, a visão (obtidos por sinais de um sensor óptico) e os batimentos cardíacos. Os softwares que funcionam em um relógio ou telefones possuem diversos recursos tecnológicos inteligentes para fazer o monitoramento de dados relacionados à saúde do usuário. 

Atualmente, podemos conferir a glicemia de forma simples, os Apps utilizados para monitorar os níveis de glicose em pessoas diabéticas evoluiu muito, e com a implantação de chip subcutâneo estes níveis são monitorados por 180 dias, informação importantíssima para quem necessita fazer este controle diariamente.

Através da inteligência artificial, a medicina tem usado robôs para auxiliar na realização de cirurgias complexas e a teleconsulta médica que abrange qualquer tipo de atendimento que não dependa do contato físico com o paciente. Estes são dois exemplos que comprovam o quanto a tecnologia contribui com a medicina. 

Cristiano André da Costa é professor titular e pesquisador da UNISINOS há 23 anos, atua no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e dirige o SOFTWARELAB, Laboratório de Inovação de Software da Universidade. 

O Prof. Cristiano é pesquisador e nos últimos anos vem aplicando suas pesquisas na área da saúde. Possui forte experiência em atuação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) junto à indústria e atua como Pesquisador em Computação Aplicada desenvolvendo pesquisas nas áreas de Sistemas Distribuídos; Computação Móvel; Internet das Coisas; Inteligência Artificial e Computação Aplicada à Saúde.

No final da apresentação, o Prof. Cristiano concluiu que a IA e Internet das Coisas vieram para revolucionar a saúde, tornando a medicina mais precisa e assertiva, possibilitando antecipar os riscos, reduzir internações e melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Esta edição do CaféTech contou com a colaboração de Rodrigo Righi, professor da UNISINOS e Conselheiro Técnico-científico da SOFTSUL. O evento foi promovido pela SOFTSUL tendo a UNISINOS como co-realizadora.

Para saber mais detalhes da interessante palestra do Prof. Cristiano, acesse: AQUI 

O próximo CaféTech SOFTSUL será realizado no dia 12 de dezembro, abordando o tema “Oportunidades de novos negócios na Web 3.0”, no Café Coworking no Global TECNOPUC e está a cargo de Fabiano Hessel, Professor titular da Escola Politécnica da PUCRS e integrante do  Conselho Técnico-científico da SOFTSUL e Prof. Rafael Chanin, da Escola Politécnica da PUCRS. 

× Fale conosco