Celular Seguro: app em que tecnologia é aliada para o bem do cidadão

Meta e Ministério da Justiça e Segurança Pública lançam o aplicativo Celular Seguro, que é um passo na jornada contra a criminalidade que é tão abordada no Brasil, e mais do que isso, é um belo exemplo da tecnologia como aliada para o bem-estar da sociedade.

O desafio por trás do app Celular Seguro

Uma pesquisa de opinião encomendada pelo governo mostrou que segurança pública é a maior reclamação da população, passando inclusive o tema de saúde!

Para se ter ideia, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2022, foram registrados, aproximadamente, 1 milhão de boletins de ocorrência de crimes de furtos e roubos de celulares, mas alegam que esse número é uma subnotificação, visto que muitos não prestam queixa devido a burocracia envolvida.

Para além da grande quantidade de ações que o aplicativo terá que comportar, também é necessário estar preparado para o altíssimo número de cadastros e usuários, já que muitas pessoas possuem mais de um aparelho telefônico. Como o acesso é feito através do login do gov.br, calcula-se que 155 milhões de pessoas podem acessar o app.

O novo aplicativo Celular Seguro

A novidade do governo, o app Celular Seguro, é uma ação de combate à violência urbana, e para isso age diretamente inutilizando o aparelho roubado.

Simplificando, o novo aplicativo é uma plataforma que permite bloquear as funções do celular roubado. Ou seja, você bloqueia o IMEI (aparelho) com a Anatel e o seu banco toma uma ação preventiva automaticamente em relação sua conta bancária.

Para usar, você precisa ter o app “Celular Seguro” no seu telefone ou acessar o website com seu login do gov.br, depois, basta registrar um telefone de uma pessoa de confiança (que pode ser mais de uma). No caso do telefone furtado, roubado ou perdido, você usa o aplicativo no celular da outra pessoa pré-cadastrada (referenciada como pessoa de confiança) ou via website e denuncia o acontecido. Automaticamente, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, bloqueia seu aparelho pelo número do IMEI informado, assim, o banco tomará as devidas providências.

Já estão envolvidas 13 entidades com ações imediatas com o aplicativo Celular Seguro. Todavia, cada uma tem sua própria política para lidar em caso de roubos e furtos, por exemplo, há bancos que bloqueiam a conta do denunciante, outros diminuem o limite de gasto etc.

São as entidades envolvidas: Anatel, Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Itaú, Pan, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi e XP. Novas entidades serão envolvidas futuramente.

Desenvolvimento do aplicativo Celular Seguro

Todo o desenvolvimento do app foi realizado por um time Meta! Sim, temos orgulho de fazer parte de um projeto desse porte.

A plataforma pode ser acessada em web (site no computador) e em aplicativos iOS e Android para telefones. O time Meta responsável pelo desenvolvimento era composto por desenvolvedores backend, frontend e mobile, DevOps, scrum masters, QA e analistas de requisitos.

Para desenvolver a primeira versão do aplicativo, foi utilizado o número fornecido pelo MJSP de aproximadamente 2.700 furtos de celulares registrados diariamente, mas devido a já estimada subnotificações, o app foi desenvolvimento pensando em comportar 5x esse número de registros de ocorrência, ou seja, está preparado para lidar com a grande população.

Ademais, já nessa primeira versão é possível alterar a pessoa de confiança pré registrada.

Parceria Meta e MJSP

A Meta e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) têm uma parceria de longa data, na qual, já se desenvolvemos o case de sucesso sobre projetos de Fábrica de Software e Sustentação de Sistemas. Além do projeto que repercutiu nacionalmente, em que tivemos papel ativo no desenvolvimento: a nova carteira de identidade nacional do cidadão brasileiro.

A Meta é associada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Meta

× Fale conosco