Elipse E3 agiliza em 96% o controle do sistema elétrico da Samarco Mineração

Plataforma da Elipse Software permite monitorar e realizar remotamente manobras em 15 religadores que integram a rede de distribuição de energia no Complexo de Germano, em Mariana (MG)

Tela principal do Elipse E3 para controle dos religadores na Samarco

Sediada em Belo Horizonte, a Samarco é uma empresa de capital fechado que atua no segmento da mineração, cujo principal produto são as pelotas de ferro, matéria-prima usada para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Uma joint venture de propriedade da Vale e BHP, com unidades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A Samarco busca operar de forma cada vez mais sustentável, segura e com novas tecnologias. Neste contexto, a mineradora investiu em um conjunto de 15 religadores da Noja Power, instalados no sistema elétrico do Complexo de Germano, em Mariana. Contudo, devido à grande dimensão do complexo, a Samarco precisou também contar com um centro de monitoramento e operações de energia, um sistema capaz de controlar remotamente seus religadores.

Para isto, a Samarco decidiu então investir na solução SCADA EA Smart Grid, tecnologia da Energia Automação baseada no Elipse E3, plataforma para gerenciamento de processos da Elipse Software. Assim, o controle que era antes mecânico e local, exigindo o deslocamento até cada religador, o que demandava horas, passou a ser realizado remotamente em poucos minutos via as telas do Elipse E3.

Atualmente, o software da Elipse permite à Samarco monitorar remotamente e em tempo real 15 religadores no Complexo de Germano. Através de um sistema de alarmes, o Elipse E3 informa a condição das baterias e o estado de cada religador (aberto ou fechado). Com isto, caso algum deles esteja falhando, o software sinaliza e comunica qual é o problema em suas telas, para que a manutenção possa resolvê-lo o mais rapidamente possível.

A plataforma também permite monitorar todas as tensões, correntes, potências (ativas e reativas), fatores de potências e distâncias das faltas, ou seja, a distância do problema para o religador que foi acionado ou aberto para isolá-lo. Um controle que é disponibilizado, inclusive, sob a forma gráfica, a fim dos operadores poderem acompanhar o comportamento destas variáveis dentro do intervalo de tempo desejado.

Mais informações e imagens no case.

A Elipse Software é empresa associada à Softsul desde 1995.

Fonte: Elipse Software

× Fale conosco