Elipse E3 controla os aeroportos Santos Dumont, Congonhas e o Internacional de Belém

Plataforma da Elipse Software controla a iluminação, climatização, rede hidráulica e as pontes de embarque e desembarque no aeroporto Santos Dumont. Já em Congonhas e no Internacional de Belém, monitora a iluminação

Sediado em São Paulo, Congonhas ocupa 1,6 milhão de metros quadrados de área, com duas pistas para até 40 ou 41 operações pouso/decolagens por hora e um terminal que atende até 6.500 passageiros/hora. Localizado na capital do Estado do Pará, o Aeroporto Internacional de Belém é o mais movimentado da região norte do país, atendendo cerca de 7.700.000 passageiros ao ano. Ocupando uma área igual a 948.503 metros quadrados, o Santos Dumont é um dos principais aeroportos do Rio de Janeiro, atendendo cerca de 8,5 milhões de pessoas por ano. Também serve de sede para a central de operações pela qual é possível acessar o Elipse E3.

 Aeronave nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont no Rio

Através da plataforma desenvolvida pela Elipse Software, é possível controlar remotamente e em tempo real os sistemas de iluminação, climatização, hidráulico e as pontes de embarque e desembarque no Santos Dumont. Já em Congonhas e no Internacional de Belém, monitora o sistema de iluminação. De acordo com Ricardo Pereira, Engenheiro Eletrônico da Infraero, o Elipse E3 foi a plataforma escolhida devido a sua versatilidade e por usar protocolo aberto.

Com o Elipse E3, a Infraero consegue controlar todo o sistema de iluminação dos aeroportos Santos Dumont, Congonhas e o Internacional de Belém. Por meio de suas telas, o software permite monitorar as lâmpadas dos quadros de iluminação normal e emergencial, controlando os horários em que serão ligadas e desligadas, nos turnos diurno e noturno. Um controle que pode ser realizado, inclusive, via tablet pelo Elipse Mobile, outra tecnologia da Elipse, no Santos Dumont.

Além da iluminação, no Santos Dumont, o software da Elipse monitora a velocidade de rotação por minuto dos ventiladores nos fan coils, equipamentos importantes para climatização de grandes ambientes, assim como a condição de cada um deles, sabendo se estão ativados, em manutenção ou com problemas. Também permite acompanhar e definir o horário de funcionamento diário destes equipamentos nos diferentes ambientes do aeroporto.

Outro sistema controlado pelo software da Elipse no Santos Dumont é o hidráulico. Através dele, é possível monitorar o nível da água presente nos reservatórios que abastecem os banheiros, sistemas anti-incêndio e demais salas nos prédios de embarque e desembarque do aeroporto. Também permite controlar o horário no qual as balsas fazem o bombeamento da água aos reservatórios.

O Elipse E3 ainda permite monitorar se as pontes de embarque e desembarque de passageiros estão disponíveis no Santos Dumont, exibindo um sinal de alarme caso haja algum problema. Também emite relatórios com os tempos levados pelas aeronaves para as utilizarem, informação muito importante para que a Infraero possa tarifar as companhias aéreas.

Mais informações e imagens no case.

A Elipse Software é empresa associada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Elipse Software

× Fale conosco