Elipse Water faz com que a Águas do Rio tenha uma visão operacional mais precisa e eficiente, reduzindo a OPEX

Empresa do Grupo Aegea, líder nacional em saneamento, utiliza a nova plataforma da Elipse Software para melhor controlar o abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado do Rio de Janeiro, diminuindo a OPEX, ou seja, os custos com bens físicos

Tela do Elipse Water no Centro de Operações Integradas da Águas do Rio

Criada em 2010, a Aegea é líder nacional no setor privado de saneamento básico. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida à população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, atende a mais de 28 milhões de pessoas em 488 municípios, de norte a sul do Brasil.

A companhia possui comprovada experiência com a Elipse Software, utilizando, há anos, as soluções da empresa para o gerenciamento em tempo real de processos em algumas de suas operações. Ciente da criação do Elipse Water, a Aegea decidiu atuar em conjunto com a Elipse no desenvolvimento desta nova plataforma para automação de sistemas de saneamento.

Esta decisão foi tomada pela Aegea com base no fato dos softwares da Elipse sempre terem sido capazes de agregar valor aos seus negócios, apresentando fácil implementação. O rápido e eficaz suporte disponibilizado pela Elipse foi outro ponto determinante para a escolha do Elipse Water.

No Rio de Janeiro, o serviço da Elipse começou a ser implantado em julho de 2022, 9 meses após o início do período de concessão da Águas do Rio. Uma das mais recentes operações da Aegea, a empresa é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado, incluindo 124 bairros da capital carioca. Diariamente, a Águas do Rio atende a mais de 10 milhões de pessoas em sua área de atuação.

Atualmente, o Elipse Water monitora e controla um total de 303 plantas (estações elevatórias e de tratamento, reservatórios, válvulas, bombas, entre outros equipamentos que integram a rede de água e esgoto) a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio e outras 30 pelo COI de Balneário Camboriú (SC). Já por meio do CCO (Centro de Controle Operacional) de Campo Grande (MS), monitora cerca de 60 plantas, na maioria, estações de tratamento de esgoto.

“Graças às informações disponibilizadas pelo Elipse Water, passamos a ter um entendimento operacional mais preciso e eficiente, reduzindo a OPEX. Além disso, os operadores antes volantes, ou seja, que trabalhavam em unidades sem automação, agora podem exercer funções mais qualificadas”, afirmou Bruno Teles Silva, Arquiteto de Sistemas da Aegea para Águas do Rio.

Mais informações no case.

A ELIPSE Software é empresa associada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho, Assessor de Comunicação da ELIPSE

 

× Fale conosco