Encontros MGPDI debateu a Gestão da Inovação na Indústria

No mês de junho o Encontros MGPDI abordou a “Gestão da Inovação na Indústria”, tendo como debatedores os consultores de inovação  Augusto Machado e Izoulet Cortes Filho.

Augusto Machado, Doutor em Administração  consultor de inovação do Sebrae-PR, é professor de graduação e pós-graduação em instituições paranaenses, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Prospectiva Estratégica e Tecnológica, Competência Organizacional, Inovação e Sustentabilidade, com foco no Desenvolvimento Territorial e Regional.

Augusto desenvolveu relevantes estudos sobre Relações Interorganizacionais, Competências e Resultados de Inovação em Organizações Industriais; Conteúdo e Processo Estratégico em Organizações do Terceiro Setor; e Perfil de Inovação e Sustentabilidade Industrial.

Na sua apresentação, abordou a gestão da inovação na indústria trazendo um pouco da sua vivência acadêmica e profissional com foco no cenário da realidade econômica e a estrutura organizacional na gestão de inovação. Falou sobre os desafios, as competências de inovação, a importância na adoção de práticas formalizadas, as competências comportamentais e a sistemática eficiente para criar um ambiente organizacional que estimule e proporcione sustentabilidade para um programa de inovação na indústria. Finalizou sua apresentação com o relato de um case com as experiências vivenciadas em uma cidade no município de Cambé no Paraná.

Izoulet Cortes Filho, Diretor de Projetos e Negócios Internacionais da ASSESPRO-PR e mestre em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, possui mais de 20 anos de experiência em inovação tecnológica.

Izoulet apresentou questões da gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) na indústria,  abordou a Gestão da P,D&I nas organizações e apresentou o MGPDI que é um modelo referencial completo de melhoria da gestão com as melhores práticas internacionais em P,D&I promovendo a maturidade de P,D&I nas organizações.

Iniciou destacando que 65% das empresas que inovam não tem profissionais exclusivos à inovação, que 84% das grandes e médias empresas precisarão investir em inovação para se manterem no mercado e que a pandemia da Covid-19 aumentou a dificuldade em 45% das indústria nacionais e que 8 em cada 10 indústrias que inovaram na pandemia aumentaram a lucratividade, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Izoulet também mencionou que a integração da gestão organizacional, com a da pesquisa e do desenvolvimento e, ainda, com aquela da inovação, representa uma dificuldade, que se soma à de ter pessoas / times internos alocados nas atividades de P,D&I e a consequente necessidade de ambidestria das organizações. Concluindo, a inovação é um processo e se compõe deles. E que para as organizações conseguirem “governar” as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, elas necessitam de padrões, metodologias e/ou modelos, como o MGPDI, que sejam capazes de guiá-las em seus desafios. O MGPDI é um modelo referencial completo de melhoria da gestão com as melhores práticas internacionais em P,D&I que promove a maturidade das atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas organizações. O modelo observa a P,D&I especialmente quanto Governança, a Cultura e a Gestão, com foco nas organizações e pessoas.

Este e outros Encontros MGPDI acontecem online via Skype, sendo o próximo Webinar ao Vivo no dia 25/julho/2023, das 17h às 18h, com o tema: “Gestão da Inovação na Economia Criativa”, com a participação de Gina Gulineli Paladino especialista em Economia CriativaIvânia Ramos dos Santos, implementadora oficial do MGPDI. Inscrições gratuitas AQUI

O evento está disponível no Canal Youtube da SOFTSUL AQUI

× Fale conosco