Encontros MGPDI – Webinar sobre Das ideias à comercialização de produtos e serviços inovadores

No dia 24 de outubro, realizou-se o Encontros MGPDI com o Webinar: “Das ideias à comercialização de produtos e serviços inovadores”, com a participação dos palestrantes Alexandre Moura, Diretor Internacional da Brafip e Chairman da @Light Infocon Tecnologia e Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI. A moderação do painel ficou por conta de José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL.

Nesta edição, Alexandre Moura falou sobre Pesquisa & Desenvolvimento em Colaboração relatando sua experiência em lançar produtos tanto no mercado nacional como no mercado internacional.

Ao longo de 40 anos, a @Light Infocon Tecnologia realizou cerca de 14 projetos, lançando 25 produtos no mercado brasileiro e quatro produtos no mercado dos Estados Unidos (1), da Europa (2) e da Ásia (1). Segundo Alexandre Moura, diretor internacional da empresa, foram desenvolvidos produtos em Beijing (China), em Portugal atendendo várias escolas públicas portuguesas. Também foi realizado um projeto com uma empresa de Barcelona (Espanha) e outro com uma empresa da Itália.

O desenvolvimento destes produtos em colaboração com empresas no exterior apresentaram algumas dificuldades, tornando-se grandes desafios porque sempre há necessidade de fazer ajustes estratégicos da metodologia de gestão de projetos nacionais utilizando a expertise das empresas parceiras localizadas no mercado global.

O Coordenador Executivo, Kival Weber apresentou o site do MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações) que é um modelo de referência reunindo um conjunto de processos e melhores práticas para orientar as organizações na Gestão da PD&I. Site Softsul-MGPDI

Kival falou sobre a implementação do Modelo, o ciclo da inovação desde a ideação, os níveis de maturidade dos processos habilitadores da inovação, a análise dos projetos, os tipos de pesquisa, enfim abordou o processo completo do MGPDI, desde a ideia inicial até a formação do produto.

Na oportunidade, Kival Weber falou sobre os Guias do Modelo, destacando o Guia de Implementação, no formato Wiki, que foi recentemente revisado e complementa o conjunto de documentos do MGPDI, fornecendo orientações e informações gerais para que o modelo possa ser implementado em qualquer tipo ou porte de empresa do setor da economia, não estando destinado somente às empresas de TI.

O MGPDI também pode ser implementado em grupo de empresas, como foi o grupo de cinco empresas formado através da parceria com a Fundação Guamá de Belém do Pará. No momento, 3 dessas empresas estão sendo avaliadas.

O Webinar está disponível no Canal Youtube SOFTSUL: AQUI 

No dia 21/novembro, será realizado o último Encontros MGPDI de 2023 com o Webinar sobre “A Arte como uma Metodologia Inovadora de Ensino”, tendo a participação da Doutora em Educação, Professora Universitária e Artista Maíra Weber e com a Diretora da Qualityfocus, Avaliadora do MGPDI e MPS.BR Cristina Filipak Machado, com a moderação de Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI

× Fale conosco