ESG e ODS norteiam Plano Estratégico da SOFTSUL

O Plano Estratégico da SOFTSUL revisado pelo seu Conselho Empresarial para o período 2023-2025 aprimorou o alinhamento das ações e projetos da entidade, em todas as áreas de atuação, com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No contexto empresarial atual, a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis são fatores cada vez mais relevantes para o sucesso e para a reputação das organizações. Essas práticas são cada vez mais valorizadas pelo mercado financeiro, pelos consumidores e pela sociedade em geral, que exigem das organizações um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Reconhecendo essa realidade, o Conselho Empresarial da Associação SOFTSUL deliberou por uma estratégia que incluísse iniciativas para entusiasmar as empresas associadas em relação à preocupação com o meio ambiente, a equidade social e a boa governança corporativa. Todo o Plano Estratégico da SOFTSUL, após sua revisão, está direcionado para a realização de ações e de projetos de apoio às associadas, que sejam impactantes para os seus negócios, mas que também promovam a conscientização e incentivem a adoção de medidas sustentáveis e inclusivas em suas operações.

O Plano Estratégico revisado da SOFTSUL abrange diversos eixos, nos quais foram integrados os conceitos de ESG e dos ODS. Um desses eixos é o “Funding” (financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis), que tem como foco a identificação de projetos com impacto positivo nas esferas social, ambiental e de governança corporativa. A SOFTSUL busca também apoiar suas empresas associadas no acesso a fontes de financiamento que valorizem o desempenho ESG e incentivem projetos alinhados aos ODS.

Outro eixo importante é a “Internacionalização das empresas”, que visa buscar oportunidades em mercados que demandam soluções de TI, sustentáveis e inovadoras. A SOFTSUL busca expandir as fronteiras das empresas associadas, permitindo que elas cresçam e contribuam para a transformação positiva em âmbito global.

Além disso, a associação também tem como foco o fortalecimento do “Networking”, promovendo a cooperação entre as empresas de TI e outros setores da economia. Essa sinergia busca gerar um impacto positivo mais amplo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e criando novas oportunidades de negócio.

Por fim, o eixo da “Inovação Sustentável” é voltado para o apoio a projetos que visem desenvolver soluções tecnológicas que ajudem a sociedade a reduzir seu impacto ambiental. Isso inclui iniciativas relacionadas à eficiência energética, gestão de resíduos e uso responsável dos recursos naturais.

Do ponto de vista institucional o Plano Estratégico estabelece que, a SOFTSUL, como uma associação, tem o papel de incentivar as melhores práticas da boa governança corporativa, defender os interesses de seus associados e do setor de TI como um todo. Nesse sentido, a entidade seguirá participando ativamente em debates e discussões relacionados a políticas públicas e regulações que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital em fóruns como, por exemplo, o COMCET (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre) e o CETI (Conselho das Entidades de TI do RS).

Essas ações demonstram o compromisso da entidade em alinhar as suas atividades de apoio às empresas com os conceitos de ESG e os ODS. Acredita-se que, ao promover a sustentabilidade, a SOFTSUL está contribuindo para a construção de um futuro mais próspero e equilibrado, onde as empresas de TI desempenham um papel fundamental na transformação positiva da sociedade e do meio ambiente.

Nessa nova era onde o mundo encontra-se ansioso, frágil não linear e incompreensível, o “Associado SOFTSUL 5.0” representa uma comunidade empresarial engajada e responsável, pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro. E a SOFTSUL seguirá ativa, como um motor de mudança positiva e disruptiva, em estreita colaboração com seus associados e parceiros para impulsionar o progresso sustentável e a diversidade, buscando novas oportunidades de negócios, expandindo mercados e fortalecendo o posicionamento do setor de TI.

 

× Fale conosco