Gestão da Inovação e Economia Criativa foi tema do Encontros MGPDI

Nesta edição do  Encontros MGPDI  foram palestrantes Gina Gulineli Paladino, especialista em Economia Criativa e  Ivânia Ramos dos Santos, implementadora oficial do MGPDI, para apresentar conceitos da Economia Criativa, segmentos, características, impactos econômicos e como o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – pode contribuir com este conceito. A moderação foi feita por Kival Weber, coordenador executivo do MGPD.

Gina Gulineli Paladino, é formada em Economia pela UFPR, Mestre na UFMG, D.E.A. na Universidade de Paris, com cursos de especialização e extensão no Brasil, França, Japão e Suíça. É renomada especialista do tema e trouxe a definição da Economia Criativa como um conjunto de setores econômicos ligados a criatividade e as novas tecnologias que proporcionam a geração de negócios de alto valor, capazes de atrair talentos (criativos e empreendedores) e mais competitivos.

Gina abordou os segmentos e subsegmentos da Economia Criativa, as características dos empreendimentos criativos, os empreendedores da Economia Criativa e as transformações de Macro Economias.

A palestrante, recentemente, foi consultora de projetos de cidades criativas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na conceituação da Rede Brasileira de Cidades Criativas – UNESCO/MTUR. Entre as premiações recebidas foi honrada com a Croix de Chevalier de L’Ordre National du Mérite, do Governo Francês. Atualmente é pesquisadora do programa CENTELHA/SP da FAPESP/FINEP focada em Cidades Criativas, consultora, professora de pós-graduação e palestrante. Possui livros e artigos publicados e dezenas de palestras proferidas no país e no exterior. Em 2021, publicou um livro sobre Economia Criativa, recém lançado e disponível na AMAZON, possibilitando aos interessados se aprofundarem no tema.

Ivânia Ramos dos Santos, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, é Especialista em Engenharia de Software, bacharel em Sistemas de Informação e Implementadora oficial MGPDI apoia a adoção de diretrizes de gestão de inovação. Especialista em implementação de melhoria de processos organizacionais, alinhados com as diretrizes de Excelência, Segurança de Informação e Política Cibernética.

Ivânia, em sua apresentação destacou a aplicabilidade do MGPDI alinhado a Economia Criativa nos processos de inovação aberta, falando sobre como as ações podem desbloquear e estimular a criatividade em ambientes de trabalho e sobre a importância da empresa investir no capital humano e no desenvolvimento pessoal, assim como é importante trabalhar os processos de forma descentralizada e colaborativa. 

A palestrante atua há mais de 12 anos como consultora e facilitadora em Aceleração de negócios, aplicação de Engenharia de Software, excelência em processos, desenvolvimento de software e serviços de TI e na implantação de metodologias de qualidade e inovação.

O evento está disponível no Canal YouTube da SOFTSUL: https://youtu.be/izrOg6vj0u4

A edição de Agosto do Encontros MGPDI será realizada no dia 29 abordando o tema: Gestão da Inovação e a ESG – Práticas ambientais, sociais e de governança, com a participação dos debatedores Mariano Macedo, Senior Advisor do MGPDI e José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL. 

× Fale conosco