MCTI propõe pacto nacional pelo letramento e capacitação digital da população

Expandir a conectividade e promover a inclusão digital. Esses foram os pontos abordados pela ministra Luciana Santos, durante o seminário “Conectividade Universal e Significativa: O Poder do Digital Transformando o Brasil” ocorrido na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no dia 21 de novembro.

Segundo a ministra, a inclusão digital é uma política pública estruturante para o projeto nacional de desenvolvimento. Não se pode pensar em enfrentar a desigualdade na era digital sem garantir conexão para o aprendizado e capacitação de milhares de brasileiros.

Na ocasião, a ministra destacou algumas iniciativas do MCTI, entre ela o programa Conecta e Capacita, programa que prevê a implantação de infraestrutura óptica para expandir o acesso e qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa.

Ainda, durante o seminário, ela revelou que até 2025, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais para atuar no setor de Tecnologia e Informação e da Comunicação (TICs).

Com o intuito de ultrapassar esse déficit, Luciana Santos citou outros projetos do MCTI,  que contam a participação maciça da Softex, com destaque para o letramento digital, coordenado pela Softex e lançado em 2021, que tem como premissa  que empresas invistam em projetos prioritários da Lei de Informática voltados  à capacitação de jovens em habilidades que formam a sigla, em inglês, STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O projeto piloto tem sede no Paraná, em parceria com o Estado, e a meta  é capacitar 2 mil estudantes em 20 escolas, além da capacitar centenas de professores e monitores.

A ministra citou também o Hackers do Bem, programa coordenado pela Softex, com recursos da Lei de TICs. Nesse programa foram disponibilizados ao todo R$ 32,6 milhões. A meta do Hackers é formar mais de 30 mil pessoas até 2025 em diferentes níveis: básico, avançado, especializado e residência tecnológica em laboratórios; e o Residência em TIC, iniciativa do MCTI e Softex, no âmbito do programa MCTI Futuro.

O principal objetivo do Residência em TIC, com investimentos que giram em torno de R$ 730 milhões,  é disseminar e democratizar a tecnologia, ao mesmo tempo em que estimula a cultura da inovação no Brasil, com o intuito de gerar soluções inovadoras para o aprimoramento do cotidiano nacional.

A Softex, nesses quase 27 anos, desenvolve ações focadas em iniciativas de fomento à inovação, à educação, ao empreendedorismo, com abrangência nacional e internacional. Por meio de parcerias com atores, a exemplo do Ministério da Ciência e Tecnologia, que acreditam na transformação digital para todos. A Softex, além de  fortalecer relações, cria conexões e programas que ampliam a competitividade das empresas brasileiras.

Mais informações sobre as ações e programas da Softex acesse: https://softex.br/

Por Fabrício Lourenço, Repórter Softex
Com informações Imprensa MCTI

Fonte: Softex

× Fale conosco