Programa Conecta Startup Brasil entre os TOP 10 Ecossistemas no ranking da 100 Open Startups

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem como objetivo proporcionar aumento na densidade de startups nacionais por meio da conexão entre ideias e demandas reais de mercado, integra o TOP 10 Ecossistemas da 100 Open Startups, o maior ranking corporativo da América Latina, com mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes, desta vez na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais. O anúncio foi realizado em jantar de gala realizado na noite de ontem (18), no Rio de Janeiro.

O Conecta Startup Brasil – realização conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq –  se diferencia de outras iniciativas semelhantes por focar em startups em estágio inicial; por estimular o empreendedorismo inovador em todas as regiões do país e, também, por solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também acesso tanto ao mercado como a investimentos. Os projetos aprovados poderão receber aportes de até R$ 90 mil.

“É um programa de abrangência nacional com atividades regionalizadas que visam aumentar a densidade do ecossistema de inovação. Acreditamos na inovação aberta como uma ferramenta de transformação das organizações e também do país. Por isso, queremos que o nosso vibrante ecossistema evolua e cresça cada vez mais. Foram mais de 900 inscritos e estar entre os TOP 10 Ecossistemas em nossa categoria é um importante reconhecimento do trabalho que temos realizado ao longo dos últimos anos“, avalia Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Recentemente, o Conecta Startup Brasil divulgou a relação dos 100 grupos empreendedores/startups, e das 50 empresas de diferentes setores e portes selecionadas para participar do Programa, uma relação que inclui, entre outras organizações, Gol, Vale, Natura, Copel, Citrosuco e Fiocruz. A ideia é que essas organizações mobilizem as equipes empreendedoras a partir dos 129 desafios reais mapeados em diferentes áreas consideradas prioritárias pelo MCTI, tais como Segurança Cibernética, Indústria, Biotecnologia, Saúde, Infraestrutura e Serviços, Energia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mídia e Comunicação; Resíduos e Saneamento.

Dos 2.605 empreendedores organizados em 857 equipes e startups inscritas, nota-se uma evolução expressiva na representação feminina, que aumentou de 31,6% para 40,7%. A participação masculina diminuiu para 59,3%. Já em relação à participação por região, 34,7% dos inscritos são do Sudeste,  27,7% do Nordeste, 19% do Sul, 9,9% do Norte e 8,8% do Centro-Oeste. As três principais temáticas de setores das startups desta edição são desenvolvimento sustentável (19), saúde/qualidade de vida (24) e inteligência artificial (10).

O Ranking TOP 10 Ecossistemas é parte do Ranking 100 Open Startups, que anualmente destaca as 100 melhores e mais atraentes startups do mercado segmentadas em mais de 20 categorias, além de grandes corporações e ecossistemas de negócios. Para conhecer as os vencedores deste ano acesse https://www.openstartups.net/site/ranking/index.html

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups; Janaina Prevot
Nascimento, diretora de Administração da Finep; Fernando
Peregrino, chefe de gabinete da Finep; eSheila Oliveira Pires,
diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Softex

× Fale conosco