Como escolher a melhor plataforma de inteligência para o seu negócio

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Aliar o trabalho de inteligência de dados às facilidades das tecnologias pode ser o grande diferencial na condução de melhores projetos e ações. Quando você usa recursos como uma plataforma de inteligência para encontrar aquelas informações que podem apoiar as suas tomadas de decisões é muito mais fácil encontrar respostas rápidas para problemas e desenvolver soluções de negócio muito eficientes.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, um série de critérios que devem levar você a escolher a melhor e mais completa plataforma de inteligência para auxiliar na coleta e análise de dados relevantes para o seu negócio. Veja, a seguir, o que você precisa levar em conta na hora de determinar qual será a tecnologia que vai lhe ajudar nesse processo.

Robusta e completa

O primeiro critério é que essa tecnologia seja muito completa e tenha todas as funcionalidades que podem levar o seu negócio a conquista de melhores resultados. Primeiramente, ela deve permitir a captura em tempo real de milhares de dados relevantes para a sua marca, o que deve ajudar a instalar uma cultura de dados na empresa.

Se até então o seu negócio não operava usando dados para fazer uma leitura de cenários internos e externos, não costumava fazer análises do desempenho das equipes e muito menos mensurar a performance e o impacto de uma ação de marketing nas mídias sociais, por exemplo, agora é preciso que essas tarefas façam parte da sua rotina. E ao explorar as funcionalidades das plataformas inteligentes é possível chegar a esse nível de maturidade no uso de dados.

Portanto, procure uma ferramenta Big Data que seja muito robusta e atenda todas as necessidades de monitoramento, coleta, análise, gerenciamento e organização de informação da sua empresa. Além disso, ela precisa ser prática e muito funcional, levando você a encontrar com agilidade e em tempo real dados precisos que farão parte de algum planejamento ou ação.

Da mesma forma, essa plataforma deve oferecer um mapeamento completo do seu mercado, monitorando a concorrência e estimulando a colaboração entre as áreas da sua empresa. A informação que está ali pode servir de insumo para diferentes projetos e a ferramenta é peça-chave para reunir diferentes equipes em torno de dados de negócios.

Ampla coleta de dados

Outro fator importante para essa tomada de decisão é o potencial de coleta que a plataforma oferece. Para que ela seja realmente eficiente, é preciso abraçar uma ampla variedade de fontes de dados que permitem você ter uma noção macro e micro dos contextos em que o seu negócio está inserido.

A ideia é que os seus projetos de vendas e estratégias de comunicação sejam construídos com base em dados muito relevantes e não informações rasas sobre a concorrência ou o comportamento do cliente. O desafio para as empresas é bastante claro: analisar quantidades massivas de dados que são gerados diariamente devido a alta conectividade digital.

Entretanto, quando você conta com a ferramenta certa e consegue abrigar em uma única plataforma uma variedade de fontes de dados – jornais, sites, rádios, blogs, newsletters, revistas, mídias sociais, fontes legais e etc – muito confiáveis, o cenário é diferente.

A principal vantagem é ter acesso a um maior número de  informações interessantes para o seu negócio, podendo reconhecê-los com agilidade ao usar os filtros da plataforma. Sem falar que com uma plataforma inteligente existe a possibilidade de relacionar e contextualizar melhor as suas análises ao coletar insumos de fontes externas, mas também de qualquer banco de dados e sistema que a sua empresa utiliza por meio de uma API amigável e fácil de integrar.

Intuitiva, fácil e prática de usar

Neste item passamos a avaliar uma parte mais técnica da ferramenta Big Data. Além de ser muito funcional na hora da coleta de informações, ela precisa ser muito fácil de ser manuseada. De nada adianta ter as melhores fontes se você não tem encontra por meio de filtros e dashboards dentro da plataforma as informações organizadas e bem estruturadas.

Portanto, outro indicador importante, que deve conduzir você a escolha da melhor plataforma de inteligência é a verificação do que ela pode te oferecer em termos de qualidade de análise. Afinal, o software deve ser avançado ao ponto de permitir que você tenha todas as informações que precisa ao alcance de poucos cliques.

Permite análises precisas

Avançando para a parte de análise é importante cuidar se a plataforma facilita o trabalho de avaliação, contextualização e cruzamento de informações. Isso porque, hoje, em vez de fazer produtos somente funcionais ou oferecer serviços muito parecidos com o do concorrente ao lado é preciso colocar as verdadeiras necessidades e desejos das pessoas em primeiro lugar – conhecendo por meio dos dados gerados seus comportamentos – para, de fato, conquistá-las.

Segundo o estudo O futuro da experiência do cliente 2017/2018, realizado pela PwC, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, 89% dos brasileiros afirmaram que a experiência é o que mais impacta a decisão de compra, enquanto no cenário global 73% dos participantes concordaram com a máxima. Ou seja, os consumidores atuais estão muito preocupados em viver bons momentos com a marca e ter ao seu alcance produtos e serviços que satisfaçam seus gostos e resolvam os seus problemas.

Claro, a qualidade e o preço das ofertas ainda importa – segundo a pesquisa Consumer Generations – Tetra Pak: 88% dos consumidores entrevistados priorizam a qualidade dos produtos, e 59% estão dispostos a pagar mais caro para adquirir algo melhor -, no entanto, é a experiência de compra que dita se eles realmente vão engajar com a sua marca, e isso está muito além do produto.

Por isso, não deixe de priorizar aquela plataforma de inteligência que permite você acessar informações relacionadas ao desempenho das suas ações e tomadas de decisões, para que esses dados sejam depois comparados com a performance das dos seus concorrentes e de possíveis análises do seu público-consumidor. Assim, é possível produzir melhores mercadorias e ofertas e oferecer para os seus clientes as melhores entregas e experiências.

Auxilia a gerar melhores resultados

O último critério diz respeito a geração de melhores resultados de negócio. Ao contar com uma plataforma de inteligência robusta, completa, fácil, intuitiva e muito preparada para análises precisas, você pode desenvolver melhores projetos e, consequentemente, somar resultados muito positivos.

Por meio de dashboards de análise, por exemplo, a empresa pode verificar com clareza o posicionamento de uma marca concorrente a sua frente a um cenário específico – como o lançamento de um novo produto muito parecido com o seu – e, assim, traçar as suas estratégias a partir da análise desse contexto. Ou até mesmo acompanhar o andamento de uma campanha para saber se você deve mudar o rumo das suas apostas ou seguir com a mesma ação para divulgação dessa nova mercadoria no mercado.

Enfim, são inúmeras funcionalidades e propostas tecnológicas que devem passar pelo seu radar até você chegar a tecnologia perfeita para o seu negócio. A nossa dica é: conheça o In.Guru, a plataforma de inteligência da Plugar, e saiba como ela pode facilitar o dia a dia do time de análise e inteligência da sua empresa.

A PLUGAR é empresa filiada à SOFTSUL desde 2009.

Fonte: PLUGAR

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