SOFTSUL e ASSESPRO-RS promovem o Workshop Dados Abertos

Bancos de dados abertos podem disponibilizar subsídios importantes para o desenvolvimento de soluções para empresas de TI em Porto Alegre e em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Por isso, visando dar uma maior amplitude ao tema, a SOFTSUL e a ASSESPRO-RS, com apoio de Procempa, promoverão no próximo dia 14 de agosto o Workshop Dados Abertos. O evento ocorrerá no Auditório da Procempa, entre 14h e 18h.

O assunto Open data faz parte de uma tendência mundial que tem ganho enorme popularidade ao longo da última década, indo em direção a um conceito mais amplo sobre o que é propriedade intelectual da sociedade. Dados abertos são informações que são disponibilizadas ao público e que podem ser utilizadas, reutilizadas, analisadas e compartilhadas com outros.

O Workshop também divulgará a aplicabilidade dos bancos de dados abertos, visando maiores e melhores resultados no mercado de software, com reflexos para a sociedade. O evento é voltado para empresas de TI filiadas à SOFTSUL e associadas à ASSESPRO-RS. Os painelistas serão Paulo Miranda, presidente da PROCEMPA, e Karen Maria Gross Lopes, Gerente de Relacionamento com o Cliente da PROCERGS.

Paulo Miranda, presidente da Procempa, é mestre em Administração – Sistemas de Informação pela UFRGS, com pós-graduação Marketing de Software, pela Nova Southeastern University, nos EUA e Graduação em Engenharia Civil pela UFRGS. O tema abordado por ele mostrará como a política de dados abertos da Prefeitura de Porto Alegre tem por objetivo dar amplo acesso e transparência às bases de dados e informações. Com isso, espera-se que o uso dessas bases possa produzir pesquisas, novos produtos e serviços de informação.

Karen é doutoranda e mestre em administração em negócios da PUCRS e em sua fala abordará a importância da abertura dos dados, que se tornam uma ferramenta de colaboração e cocriação, onde os resultados permitem novas soluções disponibilizadas pela sociedade, bem como, fomento ao empreendedorismo dentro do ecossistema de inovação.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis AQUI  

× Fale conosco