Encontros MGPDI tratou da Gestão da Inovação e Educação Criativa

A edição do mês de setembro do Encontros MGPDI realizada no dia 26, o tema Gestão da Inovação e Educação Criativa contou com a participação especial de Paulo Roberto Miranda, presidente da MultiRio com expertise na gestão da inovação e sua aplicabilidade na Educação Criativa, utilizada há 30 anos na MultiRio pelos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que utilizam as boas práticas nos projetos desenvolvidos nas escolas cariocas.  

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios é vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e promove ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação, tendo como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais. 

Paulo Roberto Miranda é Engenheiro Civil e Mestre em Administração pela UFRGS, Government Fellow na UNU-EGOV, United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance. Possui mais de 40 anos de experiência nas áreas de TIC, de Planejamento Estratégico e de Gestão de Tecnologia, no governo e na iniciativa privada.

Em sua apresentação, Paulo Roberto Miranda, mencionou que a MultiRio, conta com equipes multidisciplinares e equipamentos de última geração para desenvolver produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à maior Rede Pública Municipal da América Latina com 1.549 escolas no município do Rio que abrigam 674 mil estudantes, desde a educação infantil até o nono ano e também a educação de jovens e adultos que contam com mais de 30 mil professores. 

Paulo Miranda comentou sobre as redes sociais utilizadas pela MultiRio e como as boas práticas da rede tornam-se um reforço de aprendizagem aos jovens estudantes. Também comentou sobre a inovação pedagógica e a institucionalização de escolas inovadoras que usam a tecnologia como base para projetos interdisciplinares que serão implementadas em 200 escolas com mais de 100 mil estudantes, em 2 anos.

Como parte da programação deste Webinar também teve a apresentação de Renato Ferraz Machado, avaliador líder do MGPDI que apresentou o modelo de maturidade e fez alguns insights valiosos sobre a Inovação e a Educação Criativa com MGPDI. 

Segundo Renato, o MGPDI pode ser usado na gestão da inovação de qualquer espécie de empresa e para qualquer tipo de organização empresarial, pública ou privada, pequena, média ou grande e de qualquer ramo de negócio.

O MGPDI é uma estratégia para promover a inovação nas organizações e pode ser um caminho mais pavimentado com boas práticas da PD&I.  Lembrou ainda, que existe um modelo de negócio incluindo capacitação e implantação da metodologia conforme os perfis das empresas em relação à inovação, com fases e atividades definidas baseado no conhecimento e experiência da SOFTSUL com modelos de processos de qualidade. (www.mgpdi.org.br).

Renato Ferraz Machado é Mestre em informática pela PUC-PR, administrador e analista de sistemas, especialista em melhoria de processos. Avaliador líder e membro da equipe técnica do modelo MGPDI. Autor do modelo MPS.BR para serviços. Consultor senior em melhoria de processos e sócio da Qualityfocus consultoria.

O Webinar teve a moderação de Kival Weber, coordenador geral do MGPDI que convidou a todos para participarem do próximo Webinar: Das ideias e comercialização de produtos e serviços inovadores, no dia 24/out, das 17h às 18h, com a participação de Alexandre Moura, Diretor Internacional da Brafip e Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI como palestrantes e a moderação de José Antonio Antonioni, diretor presidente da SOFTSUL.

O Webinar está disponível no Canal Youtube da Softsul AQUI 

× Fale conosco