Novo case: implementação de SAP S/4HANA na V4 Company Solução Meta

Em parceria com a Meta e a SAP, a V4 Company optou por um software robusto para estar preparada para a próxima década

A V4 Company foi fundada há dez anos por Dener Lippert, no Rio Grande do Sul, para suprir uma necessidade de serviço especializado em marketing digital. Não demorou para que percebessem a carência do mercado por uma prestadora de serviços realmente especializada e a empresa começou a franquear. Atualmente, apesar dos mais 240 escritórios com 5.200 clientes, a empresa conserva um espírito de startup, mas já preparada para dar passos largos e caminhar ao lado das gigantes. Em parceria com a Meta, a V4 Company implementou o SAP S/4HANA da SAP. O Go Live do projeto aconteceu em março de 2023 e, segundo o Chief Operating Officer (COO), Eduardo Torres, a empresa já projeta uma economia de pelo menos R$ 6 milhões por ano.

“Com o projeto que a gente desenvolveu, existe hoje uma emissão de boleto e duas notas fiscais atreladas a essa fatura. Então eu não tenho mais essa bitributação na rede que tinha antes. Se eu pensar hoje que a rede está faturando em torno de 23 milhões por mês, se eu pegar 20% em cima disso, vai dar cerca de 5 milhões, se eu pegar uma taxa de imposto de uns 10%, que é mais ou menos a base da minha rede, eu estou falando aqui de pelo menos 500 mil reais por mês, vezes 12, são 6 milhões de reais em impostos não pagos pela minha rede de unidades franqueadas só de implementar um processo desse”, explica Torres.

A necessidade de adotar um sistema de gestão robusto veio tanto do crescimento acelerado da V4 Company quanto dos planos futuros. No médio prazo, a V4 Company planeja abrir capital na Bolsa de Valores, o IPO, como é conhecido o início das negociações. “Para chegar ao IPO, eu preciso ter minhas contas todas auditadas. E a complexidade de se ter 240 escritórios hoje sem um single P&L, que é o que eu pretendo ter com o SAP S/4HANA, é grande e fundamental para este momento. A gente está jogando esse jogo da estrela do capitalismo, do equity”, conta Torres.

Ao mesmo tempo, a empresa se prepara para internacionalizar a operação. “O primeiro passo é o IPO. O segundo passo é internacionalizar também. Então, pegando um software que já é internacional, daqui a pouco fica mais fácil para gente ampliar nossas operações em outros países. Nós já estamos nos preparando para os próximos dez anos”, diz Torres.

Para alcançar os objetivos ousados da companhia, a V4 Company buscou as maiores soluções para softwares de gestão e encontrou na SAP o que melhor atendia às necessidades da empresa. “No fim, tivemos que decidir entre dois softwares da própria SAP e optamos pelo SAP S/4HANA por influência da própria SAP. Optamos pelo mais robusto, assim estamos nos preparando para os próximos dez anos“, lembra Torres.

A Meta é um Gold Partner da SAP, um status que a SAP oferece aos parceiros que atendem a rigorosos requisitos técnicos e que podem oferecer aos clientes finais consultoria estratégica de negócio, design de sistema, integração de soluções e implementação das soluções. Esta chancela dá à Meta garantia de qualidade e acesso às mais inovadoras e disruptivas tecnologias para sistemas de gestão. “A Meta foi uma indicação da própria SAP. Toda a negociação e implementação foi feita pelo tripé, Meta, V4 e SAP”, conta Torres.

O desafio da Meta como parceira e implementador passa pela cultura do cliente. Para realizar um bom processo de implementação, é necessário fazer mais que cumprir os protocolos técnicos. O sucesso da Meta com a V4 Company demonstra a capacidade da consultoria em se adaptar a diferentes realidades e metodologias. “A V4 é muito inovadora, até com características de startup. Junto com a Meta, a gente teve o desafio de adaptar a metodologia de implementação, metodologia activate, com o que a gente está acostumado a fazer aqui em termos de metodologia ágil. A gente implementa as coisas em um mês, em 15 dias”, explica Torres.

O SAP S/4HANA é a solução mais moderna, abrangente e robusta de gestão disponível no mercado. A transparência e alta performance de gestão de dados e auditoria oferecida pela SAP faz da empresa a principal provedora de sistemas para as companhias listadas na bolsa porque traz confiabilidade para o investidor. Operar em um padrão das grandes empresas é crucial para participar do mercado de capital aberto competitivamente, por isso, a V4 Company optou pelo SAP S/4HANA.

O Go Live do projeto aconteceu em março de 2023 e a V4 Company ampliou o contrato com a Meta para o suporte. “Mesmo em outras áreas, a Meta já se posicionou como um parceiro”, finaliza Torres. Por esse motivo, a Meta continua apoiando a V4 com a sustentação do SAP.

“Com o projeto que a gente desenvolveu, existe hoje uma emissão de boleto e duas notas fiscais atreladas a essa fatura. Então eu não tenho mais essa bitributação na rede. Estamos falando de 6 milhões de reais em impostos não pagos pela minha rede de unidades franqueadas só de implementar um processo disse.”

Eduardo Torres, COO da V4 Company

Fonte: Meta

× Fale conosco